mentoria

JC investe em vídeos digitais com projeto apoiado pela Meta (Facebook)

O JC foi um dos selecionados para participar da fase de mentoria e fundos de inovação do programa "Acelerando a Transformação Digital", uma iniciativa que é resultado da parceria da ANER e da ANJ com o ICFJ e o Meta Journalism Project, antigo Facebook

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 22/02/2022 às 17:49 | Atualizado em 14/08/2023 às 11:22
Notícia
X

O Jornal do Commercio está entre as 25 redações brasileiras que foram selecionadas para participar da segunda fase do programa “Acelerando a Transformação Digital”. A iniciativa, que na primeira etapa contou com treinamentos virtuais liderados por especialistas em mídia internacional, foi desenvolvida pelo Meta Journalism Project em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), com a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e com a Associação Nacional de Jornais (ANJ). Nesta segunda fase, representantes das organizações escolhidas participarão de mentorias e contarão com fundos de inovação para apoiar os projetos aprovados.



O projeto do Jornal do Commercio terá foco total na ampliação dos conteúdos digitais para as mais diversas plataformas, como Facebook e Youtube. Formam a equipe Laurindo Ferreira, Maria Luiza Borges, Larissa Alves, Victória Gama, Luísa Farias, Roberta Salles e Raianne Romão.

“O acelerador está sendo uma grande oportunidade para conhecer iniciativas que estão garantindo sustentabilidade para veículos de mídia do mundo todo. Estamos aproveitando a oportunidade para melhorar a produção e monetização de vídeos para as plataformas digitais, trazendo novas linguagens e novas técnicas para uma operação que um dia foi impressa mas hoje é 100% digital”, disse a Diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Maria Luiza Borges.

"O projeto é mais uma oportunidade para fortalecimento do JC no ambiente digital. O incremento da nossa produção de conteúdos de vídeos dialoga com o consumidor de informação de hoje que, no nosso caso, estará sempre associada a temas relevantes, serviço e entretenimento", enfatizou o Diretor de Redação do JC, Laurindo Ferreira.

TV JC alcança 100 mil inscritos em abril de 2021

Sessões virtuais

Entre novembro e dezembro de 2021, representantes de mais de 150 redações participaram de uma série de sessões virtuais que foram lideradas por especialistas como Craig Duff, Jan Schaffer e Jeff Jarvis, que atuam na mídia internacional. Após a troca de experiências e conhecimentos, os participantes foram convidados a inscrever projetos que tivessem como objetivo a transformação digital em suas redações. Com a divulgação dos selecionados, anunciada em fevereiro de 2022, as equipes receberão treinamentos focados para pôr em prática seus projetos.

Treinamento

Os treinamentos estratégicos e táticos, feitos por especialistas do setor, serão oferecidos ao longo de três meses. Além disso, os selecionados receberão fundos de até 15 mil dólares (cerca de R$ 75 mil na cotação atual) para o apoio no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos em suas redações. A seleção para mentoria foi feita por um comitê do ICFJ que seguiu uma série de critérios, incluindo a viabilidade do projeto e como os veículos poderiam impulsionar a transformação digital em suas organizações.

Outras edições

O programa "Acelerando a Transformação Digital" conta com outras edições. Uma delas é focada em startups e iniciativas digitais e é feita em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (AJOR). Já a segunda, é focada em rádio e televisão, e foi criada em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

Video Business Accelerator do Facebook

Em setembro de 2021, a TV e Rádio Jornal integraram um grupo de 15 redações da América Latina no Video Business Accelerator do Facebook. O programa é oferecido pelo Facebook Journalism Project, em colaboração com a Craig Newmark Graduate School of Journalism e o International Center for Journalists.

Veja as outras redações que foram aprovadas no programa “Acelerando a Transformação Digital”:

Jornal do Commercio (Recife, PE)
100fronteiras (Foz do Iguaçu, PR)
A Gazeta (Vitória, ES)
CartaCapital (São Paulo, SP)
Diário da Amazônia (Porto Velho, RO)
Diário da Região (São José do Rio Preto, SP)
Diário do Nordeste (Fortaleza, CE)
Diário Popular (Pelotas, RS)
Diários Associados (Belo Horizonte, MG)
Folha de Londrina (Londrina, PR)
Folha do Mate (Venâncio Aires, RS)
Folha Vitória (Vitória, ES)
Gazeta do Povo (Curitiba, PR)
Grupo Perfil Brasil (São Paulo, SP)
Grupo Sinos (Novo Hamburgo, RS)
Jornal Atual (Itaguaí, RJ)
Jornal O Tempo (Belo Horizonte, MG)
O Globo (Rio de Janeiro, RJ)
O Liberal (Americana, SP)
O Liberal (Belém, PA)
O Povo (Fortaleza, CE)
Pais & Filhos (São Paulo, SP)
Revista PIM Amazônia - Editora Balponte (Manaus, AM)
Tribuna Independente (Maceió, AL)
Vida Simples (São Paulo, SP)

Tags

Autor