TECNOLOGIA

Entenda o que é o metaverso, conceito adotado por Mark Zuckerberg, do Facebook

O Facebook agora irá se chamar Meta, como anunciou o empresário

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 29/10/2021 às 11:07
Notícia
X

O empresário Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou uma mudança radical para a rede social. A partir de agora, a empresa passará a se chamar 'Meta'.

A alteração foi anunciada oficialmente em junho durante uma entrevista para o site The Verge. Contudo, só agora os planos foram colocados em prática, e mudaram até a identidade visual da rede.

Ao todo, o investimento foi de US$ 50 milhões para construir o chamado metaverso.

O que é metaverso?

O conceito que inspirou Mark Zuckerberg surgiu pela primeira vez no livro Snow Crash, de 1992. A obra de ficção científica foi escrita por Neal Stephenson e aborda principalmente a tecnologia.

Em um trecho do livro, o autor define o metaverso a partir de "um universo gerado informaticamente que o computador desenha sobre os seus óculos e bombeira para dentro de seus fones de ouvido".

O lugar imaginário lembra o que conhecemos hoje como os óculos de realidade virtual, mas, de acordo com Zuckerbeg, essa não é a sua única abordagem.

Tecnologia

Assim, a empresa deve desenvolver também a realidade aumentada, que insere elementos digitais que conhecemos - como os filtros do Instagram, por exemplo - no mundo real.

"Você pode pensar no metaverso como uma internet materializada, onde em vez de apenas visualizar o conteúdo, você está nele", explicou Zuckerberg.

Os óculos de realidade virtual então seriam um acessório para enxergar o metaverso a qualquer momento, "por cima" da nossa realidade atual.

Tags

Autor