PATROCINADO

Unicap e UPE promovem intercâmbio dentro do Estado

Estudantes da Universidade de Pernambuco poderão cursar um semestre na Universidade Católica, dentro do programa "Intercâmbio sem sair de Pernambuco"

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 26/08/2020 às 8:00 | Atualizado em 01/09/2020 às 18:30
LUISI MARQUES/JC360
Alunos cotistas vão manter gratuidade, diz padre Pedro Rubens, reitor da Unicap - FOTO: LUISI MARQUES/JC360

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) firmou acordo com a Universidade de Pernambuco (UPE) para dar início a um projeto pioneiro no Estado. Baseado na Lei de Intercâmbio Internacional, o programa “Intercâmbio sem sair de Pernambuco” permitirá aos estudantes da UPE cursarem um semestre na Unicap, com validade na instituição de ensino de origem. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (28), no site da Universidade Católica.

Com a proposta de promover a integração de estudantes e amenizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, o novo programa é uma das ações realizadas pelo Consórcio Pernambuco Universitas, formado pela Unicap e pelas universidades públicas do Estado. “Só foi possível implantar o ‘Intercâmbio sem sair de Pernambuco’ graças ao consórcio. Nossos alunos que estão em programas no exterior estão participando das aulas remotamente e, por isso, pensamos: por que não aproveitarmos esse momento e fazermos um intercâmbio no nosso próprio Estado? Os estudantes podem fazer um semestre inteiro aqui e essas disciplinas cursadas terão equivalência às que eles fariam na universidade de origem”, esclarece o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens.

>> Unicap reforça Business School com novos MBAs, LLMs e programa de mentoria

>> Sócios do JC Clube têm desconto em universidades de Pernambuco

Além da equivalência acadêmica, própria dos acordos internacionais, a Unicap fará também a equivalência socioeconômica para estudantes que fazem parte de algum programa social ou que ingressaram na UPE pelo sistema de cotas. “Nosso intercâmbio será inclusivo. Alunos cotistas da UPE serão recebidos aqui com a gratuidade, assim como os nossos alunos do Prouni. Assim, aquele estudante que tenha condições financeiras efetuará o pagamento da mensalidade como fazem os nossos alunos, mas os estudantes ligados a programas sociais ficarão isentos”, diz Rubens.

O reitor da UPE, Pedro Falcão, comemorou a iniciativa e afirmou que, com a parceria, quem ganha são os estudantes. “Pernambuco está dando exemplo de unidade para o Brasil e os principais beneficiados são os alunos. Eles podem aprimorar conhecimentos cursando uma disciplina que não seja da área deles, mas também podem optar por disciplinas do próprio currículo. Com isso, o aluno pode adiantar disciplinas e, assim, concluir seu curso mais rapidamente, uma vez que a UPE adotou um semestre suplementar e a Católica vem funcionando normalmente desde 2020.1, com as aulas remotas”.

LUISI MARQUES/JC360
Reitor da UPE, Pedro Falcão afirma que a parceria com a Unicap será vantajosa para agregar mais conhecimentos de estudantes de ambas instituições - LUISI MARQUES/JC360

Na Unicap, as aulas deste segundo semestre continuarão sendo feitas remotamente. Os alunos da UPE interessados no intercâmbio deverão estar matriculados entre o segundo e o penúltimo ano da graduação para se candidatarem. A aprovação vai depender da quantidade de vagas disponíveis para cada disciplina de interesse do estudante, que poderá se matricular em até seis matérias. Além de informar a UPE, será preciso preencher um formulário disponível no site da Unicap. Nele, os estudantes poderão conferir também a lista de documentos necessários para a matrícula. Mais informações sobre o programa de intercâmbio podem ser obtidas por WhatsApp, no telefone (81) 98297.1081.

Confira mais detalhes sobre o "Intercâmbio sem sair de Pernambuco":

Comentários

Últimas notícias