Patrocinada

Parceria entre Unicap e Icam revigora ensino superior

Cooperação entre Universidade Católica de Pernambuco e Instituto Católico de Artes e Ofícios da França oferece novas metodologias e abordagens a alunos da graduação e pós

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 11/09/2020 às 8:00 | Atualizado em 11/09/2020 às 8:37
LUISI MARQUES/JC360
Celso Sales quer usar aprendizado da pós em Tecnologias do Design para turbinar experiência como arquiteto - FOTO: LUISI MARQUES/JC360

Ter um bom currículo com certificações internacionais, fazer parte de um programa de intercâmbio e falar novos idiomas fazem parte da realização profissional de muitas pessoas. Foi a oportunidade de experimentar parte do curso no exterior que ajudou Ana Cláudia Lobo, 18 anos, a escolher a graduação em Engenharia da Complexidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). "Inicialmente, eu queria Engenharia Ambiental. Quando li sobre o novo curso e tudo que ele oferece, decidi tentar a vaga. O que mais me atraiu foi a quantidade de áreas da engenharia que ele engloba, além de abrir muitas portas no mercado de trabalho. A perspectiva de fazer parte do curso no exterior contribuiu bastante para minha escolha", relata a estudante do segundo período.

O novo curso, lançado em fevereiro deste ano, é um dos frutos da parceria entre a Unicap e o Instituto Católico de Artes e Ofícios da França (Icam), referência de escola de Engenharia na Europa. Pioneiro no Brasil, o curso tem a proposta de promover soluções criativas e experiências inovadoras para as mais diversas áreas da engenharia.

"Se o aluno se interessa por uma carreira internacional, gosta de ser desafiado e quer aproximação com o mercado, este é o curso certo. O título de Engenharia da Complexidade pode assustar, mas ele nada mais é que uma graduação que promove uma visão integral dos processos e dos sistemas. O estudante não vai mais olhar o processo só como o resultado de uma etapa, mas sim todo o conjunto. É a maneira complexa de se ver um problema", esclarece o coordenador Fernando Nogueira.

>> Sócios do JC Clube têm desconto em universidades de Pernambuco

A nova graduação possibilita integração internacional de pelo menos um ano, devido ao intercâmbio em outros países onde o Icam está presente - França, Índia ou Camarões. "O perfil dos nossos cursos é bastante inovador e provoca aperfeiçoamentos em novas tecnologias. Temos como alunos jovens profissionais e pessoas bastante experientes. A maioria tem perfil bastante criativo e talentoso, o que tem gerado processos e produtos muito ricos, atendendo às expectativas para esse primeiro ano de curso", comenta Olivier du Bourblanc, assessor internacional da reitoria da Unicap.

Um dos diferenciais da parceria entre Unicap e Icam é a reformulação da aprendizagem. A graduação em Engenharia da Complexidade é baseada em metodologias ativas, voltadas para a resolução de problemas: os estudantes são colocados diante de desafios reais, para que desenvolvam a capacidade de buscar soluções. "Um diferencial muito importante é a conexão com o mercado produtivo. Os alunos são provocados a darem 'palestras' durante as aulas. Eles têm a oportunidade de visitar empresas, participar de estágios e desenvolver projetos da vida real. Graças a essas experiências profissionais, eles vão se preparar para o mercado do trabalho e poder refletir sobre o tipo de engenheiro que eles gostariam de se tornar. Essa reflexão é mais técnica, mas há também uma construção humana, baseada na gestão, liderança, organização, estratégias. Nosso objetivo é formar engenheiros capazes de liderar mudanças sustentáveis no mundo", explica o assessor da reitoria.

Novas Pós

Além da graduação, a Unicap também lançou uma nova pós: a especialização em Tecnologias do Design, voltada para profissionais com formação em engenharia ou arquitetura. Apesar desse foco, o curso consegue abraçar carreiras variadas. A primeira turma foi iniciada em novembro de 2019 e conta com 18 estudantes, entre arquitetos e urbanistas, jornalistas e publicitários.

Já formado em Arquitetura e Urbanismo, Celso Sales, 37 anos, encontrou na nova pós a chance que faltava para complementar seu perfil profissional. "Eu já tinha a intenção de estudar fora e essa especialização tem sido essencial por ter uma metodologia extremamente prática. Venho de uma trajetória de 14 anos atuando em escritório. Meu desejo era fazer uma pós que tivesse um reflexo direto no meu exercício profissional e que abrisse mais oportunidades para intercâmbio. Encontrei isso na Unicap", analisa o estudante.

>>Unicap reforça Business School com novos MBAs, LLMs e programa de mentoria

A Católica abre, até o fim do ano, nova turma de outra especialização: o curso em Gestão de Megaempreendimentos também integra a cooperação com o Icam e vai preparar profissionais das áreas de engenharia e afins para o desenvolvimento de projetos de grande porte. O novo curso é voltado para o mercado de trabalho, em função das parcerias com empresas e pelo alinhamento de teoria e prática.

As aulas para este segundo semestre começaram em agosto e vão continuar de forma remota até a conclusão do período. Em alguns cursos, entre eles Engenharia da Complexidade, há encontros presenciais para as disciplinas que exigem aulas práticas, utilizando os equipamentos dos laboratórios específicos.

Atualmente, a Católica oferece mais de 30 cursos de pós-graduações, divididos entre LLMs (Latin Legum Magister), MBA (Master in Business Administration), especializações, mestrados e doutorados. A lista completa dos cursos pode ser conferida pelo site oficial da universidade.

Comentários

Últimas notícias