PATROCINADA

Universidade para quem tem mais de 50 anos: Unicap oferece graduação diferenciada

O programa Unicap 50 é uma oportunidade para quem quer voltar a estudar. As formações são nos cursos e atividades de Extensão, graduação, MBA, mestrado e até doutorado

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 09/08/2022 às 8:13 | Atualizado em 15/03/2023 às 14:18
JAILTON JR./JC IMAGEM
Elba Sobral (à esquerda) é aluna de Mestrado do programa Unicap Prata 50 , que tem Cirlene da Silva (à direita) como assessora. - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

O que você quer fazer depois dos 50 anos? Durante a adolescência, é comum ouvirmos "o que você quer ser quando crescer?" Mas, quando crescemos, vivemos tantas experiências e chegamos a marca de cinco décadas, o que fazer? Pode ser a hora de ressignificar a sua vida, a partir dos estudos.

Foi com esse objetivo que, em agosto de 2021 a Universidade Católica de Pernambuco implantou o projeto UNICAP PRATA 50 : Universidade não tem idade, para atender as necessidades das pessoas nessa faixa etária, de modo diferenciado, a partir de condições que facilitam o ingresso na universidade.

Proporcionar mais qualidade de vida para quem já passou dos 50 anos e quer viver outras experiências: seja para viver sonhos, melhorar o currículo, buscar novas oportunidades de trabalho, colocar em prática projetos adormecidos ou até para criar novos ciclos de amizade enquanto aprende, o UNICAP PRATA 50 , surge para integrar as pessoas, de diferentes idades, em um espaço acadêmico que transforma vidas.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Para Cirlene Silva, o objetivo é ter as pessoas 50+, cada vez mais na Universidade, abrilhantando com a sabedoria que acumularam ao longo do tempo. - JAILTON JR./JC IMAGEM

"Voltar a estudar, fazer graduação, Especialização, MBA, LLM, Mestrado ou Doutorado, Cursos e Atividades de Extensão, é se dar uma oportunidade de ingresso ou retorno à universidade, após uma vida de trabalho, e que se chega à um momento da existência no qual poderá se viver sonhos e projetos de vida adiados. Estudar nos ajuda a sublimar, ressignificar, dar sentido à vida. Ocupamos o nosso tempo interagindo com outras gerações, estimulamos o nosso cérebro, aprendemos e ensinamos", afirma Cirlene Silva, assessora da Unicap Prata 50 .

Foi a partir deste projeto, iniciado há um ano, que hoje a Universidade Católica de Pernambuco está mais diversa, com estudantes de diferentes faixas etárias convivendo em um ambiente plural. "A longo prazo, é ter as pessoas 50 , cada vez mais na Universidade, abrilhantando com a sabedoria que acumularam ao longo do tempo, o nosso, o seu espaço acadêmico", diz Cirlene.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Após anos como professora de crianças e adolescentes, Elba Sobral voltou para a sala de aula, desta vez, como estudante de mestrado. - JAILTON JR./JC IMAGEM

Elba Chagas Sobral, 65 anos, é pedagoga de formação e há 46 anos atua no ensino fundamental em escolas públicas e privadas. Aposentada desde o início de 2022, resolveu voltar para a sala de aula, desta vez, como estudante. Fez especialização em Gerontologia, área que estuda o processo de envelhecimento, nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais, buscando melhorar a qualidade de vida dos idosos.

"Comecei a dar os primeiros passos no meu próprio envelhecimento e decidi voltar a frequentar os bancos da universidade, fazendo uma nova especialização, não mais na área da educação, mas em Gerontologia, inspirada pelas palavras do papa Francisco, que ressalta a necessidade de cuidarmos das crianças e das pessoas idosas, os dois grupos que necessitam de um olhar mais atento, afetivo, cuidadoso, da sociedade", diz a pedagoga.

Com a aposentadoria efetivada, Elba começou a se preparar para o mestrado, fazendo uma disciplina como aluna especial, ela ainda acompanha a sua orientadora como ouvinte na graduação de psicologia.

"Descobri os quatro pilares do Envelhecimento Ativo, um deles é a aprendizagem ao longo da vida. Frente a essa necessidade e gosto por aprender, não consegui sair da UNICAP. Essa experiência é muito prazerosa pra mim, me abre portas para novas leituras, para participar de congressos e frequentar novos grupos de estudos", afirma a estudante.

Sobre os planos para o futuro, Elba pretende seguir firme com o mestrado, " meu objetivo é levar o processo do envelhecimento para a formação das professoras, para que elas sejam multiplicadoras da urgência de políticas públicas para as pessoas idosas e que as crianças vejam desde a Educação Infantil o velho, a velha que existe dentro de cada um de nós", conclui Elba Chagas.

BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Todas as pessoas que tenham a partir de 50 anos de idade podem se inscrever e participar de tudo que a UNICAP PRATA oferece. - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Quais cursos estão sendo oferecidos?

A Unicap dispõe de uma grande lista de cursos, alguns com inscrições abertas, nas seguintes formações acadêmicas:

  • Graduação
  • MBAs
  • Especialização
  • Doutorado
  • Mestrado
  • Curso de Extensão

Atenção: Com exceção para os cursos de graduação em Medicina e Engenharia da Complexidade.

Entre os cursos mais procurados de graduação, estão os da área de Saúde e Ciências Sociais, seguindo com as Especializações, MBAs, mestrado e doutorados (com alta demanda).

Atualmente, os interessados nos cursos de graduação podem ingressar como portador de diploma (quando o estudante já possui um diploma e está em busca da segunda graduação). Mais informações no DGE: 81 2119-4127. Há ainda a possibilidade de se inscrever em cursos e ações de extensão que têm um fluxo contínuo. Para mais informações, acesse: https://portal.unicap.br/prata.

No fim deste ano, haverá um novo vestibular com seleção simplificada para pessoas 50 . Há ainda a intenção da instituição oferecer um pré-vestibular para facilitar aqueles que já terminaram o ensino médio e ainda não possuem uma graduação.

Para se inscrever nas Especializações e MBAs, entre em contato através do (81) 2119-4134/4344 ou no WhatsApp: (81) 9.9146-8286.

Já para os cursos de Mestrados e Doutorados, no qual as pessoas 50 poderão ingressar como aluno ouvinte ou especial, entre em contato através do (81) 2119-4015, 2119-4369 ou 2119-4388)

Quem pode se inscrever no Unicap Prata 50 ?

Todas as pessoas que tenham a partir de 50 anos de idade podem se inscrever e participar de tudo que a UNICAP PRATA oferece. Contudo, cada curso tem os seus pré-requisitos. Na graduação, por exemplo, é necessário ter o ensino médio completo.

Já para as especializações, MBAs, LLMs, Mestrados e Doutorados, se faz necessário o diploma de graduação. Os cursos e atividades de extensão são livres, qualquer pessoa pode participar.

Início das aulas

Graduação para portadores de diploma - 08/08

Mestrado e Doutorado como aluno ouvinte ou especial - 15/08

Especializações, MBAs e LLMs - inscrições abertas

Cursos e Atividades de Extensão - fluxo contínuo

Para Cirlene da Silva, é uma grande realização pessoal, acadêmica e científica, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas 50 , "Precisamos seguir a nossa caminhada buscando realizar sonhos e projetos de vida adormecidos, para dar sentido à existência. Sabemos que muitas vezes a solidão faz emergir a depressão, que rouba o sentido de viver. Não podemos aceitar esse desfecho para nossa vida", conclui.

Oportunidade de formação para voluntários

O Programa de Atenção a Pessoas 50 : orientação para elaboração do Projeto e implantação na Comunidade Religiosa, é uma iniciativa do Instituto Humanitas e a UNICAP PRATA e tem como objetivo preparar voluntários para lidar e acolher as pessoas 50 nas suas comunidades religiosas.

1ª Turma - 2022.2 - 03/09 à 05/11/2022 - Presencial 30 horas/aula

10 encontros de 3 horas - das 9 às 12hs - Semanalmente, aos sábados.

Quantidade de vagas: 120

Investimento R$ 15,00 (pagamento único)

Local: Bloco G - 1º andar - Auditório G1 - UNICAP

As inscrições, boleto de pagamento e certificados serão obtidos no link disponibilizado pelo IHU: https://www1.unicap.br/MinicursosIHU/

Ao final do curso, os alunos deverão elaborar um Projeto de atenção às pessoas 50 , para sua comunidade religiosa e entregar no dia 12 de dezembro de 2022.

Confira a programação completa

03/09 - Abertura do curso e introdução ao estudo do envelhecimento;

10/09 - Aspectos Biológicos, Fisiológicos e Socioculturais do envelhecimento;

17/09 - Psicologia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional no envelhecimento;

24/09 - Fonoaudiologia, Fisioterapia e Educação Física no envelhecimento;

01/10 - Nutrição e alimentação no envelhecimento;

08/10 - A família e o idoso, o direito da pessoa idosa e as Políticas Públicas no envelhecimento;

22/10 - Gerontecnologia e Psico Gerontecnologia;

29/10 - Espiritualidade, lazer e turismo no envelhecimento;

05/11 - Acessibilidade e envelhecimento: a arquitetura dos espaços para prevenção de acidentes;

12/11 - Orientação para elaboração do Projeto de atenção às pessoas 50 , e, encerramento.

 

SERVIÇO

https://portal.unicap.br/prata

E-mail: [email protected]

Telefone: 81 2119-4488

Celular e WhatsApp: (81) 98186-9494

Facebook: Unicap Prata

Instagram: @unicap.prata

 

Comentários

Últimas notícias