PROGRAMA

Programa Sopa Amiga, do Ceasa, contribui para a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar

Sopa Amiga contribui para amenizar a insegurança alimentar das pessoas mais necessitadas e vulneráveis do Recife e RMR

JC 360
Cadastrado por
JC 360
Publicado em 16/10/2022 às 7:30
Artur Cavalcanti/AscomCeasaPE
Programa Sopa Amiga - FOTO: Artur Cavalcanti/AscomCeasaPE
Leitura:

Insegurança alimentar. Esse termo que retrata a falta de acesso à alimentação, levando em consideração as necessidades nutricionais de cada indivíduo, ficou ainda mais presente nas discussões nos últimos meses.

De acordo com um recente relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 61,3 milhões de brasileiros, no período de 2019 a 2021, lidaram com algum tipo de insegurança alimentar.

As incertezas que permeiam quem está nessa situação, traz a necessidade da intervenção governamental com projetos e/ou ações que minimizem este cenário. E é com esse objetivo que o programa Sopa Amiga, uma parceria entre o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE) e o Governo do Estado, foi criado.

É através do aproveitamento do excedente não comercializado no CEASA/PE, com produtos hortícolas em boas condições para o consumo, que a produção da sopa é realizada utilizando a infraestrutura operacional da Unidade Industrial do Programa Sopa Amiga.

Artur Cavalcanti/AscomCeasaPE
- Artur Cavalcanti/AscomCeasaPE

No último ano, em 2021, foram 85.650 quilos de sopa, resultando numa média de 428.250 pratos acompanhados de uma unidade de pão. A iniciativa contribui para amenizar a insegurança alimentar das pessoas mais necessitadas e vulneráveis em comunidades carentes, creches, associações comunitárias, instituições religiosas, abrigos, entre outras entidades do Recife e Região Metropolitana.

"O Sopa Amiga surgiu diante da evolução crescente dos índices de pobreza e miséria nas comunidades carentes e, em função disso, buscamos ações pontuais para minimizar esse cenário. No Sopa Amiga aproveitamos o excedente não comercializado de produtos hortícolas na produção de uma sopa distribuída à população em vulnerabilidade social, para complementar a dieta alimentar de creches, orfanatos e associações comunitárias", detalha o presidente do CEASA/PE, Bruno Rodrigues.

A sopa contém uma parte variável de 55% de sólidos, proveniente das sobras de comercialização e reaproveitamento, e 45% de proteínas animal e vegetal, arroz, macarrão, temperos, condimentos e sais. Essa proporção busca atender a composição nutricional básica de 46% de carboidratos; 28% de proteínas; 12% de fibras; 8% de sais minerais e 6% de gordura. A sopa produzida pelo Programa atualmente é de pronto consumo, podendo ser armazenada por até seis horas depois de pronta.

ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE
IMPACTO Em 2020, início da pandemia, foram produzidos 90.700 quilos de sopa e 3830 famílias foram beneficiadas - ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE

"Com a produção realizada no programa, temos uma média de 65 associações e entidades cadastradas, as quais podemos contribuir para melhorar e complementar a dieta alimentar das famílias. A sopa e o pão entregue, têm uma média, juntos, de 535 calorias, sem conservantes ou aditivos químicos, podendo ser considerada um produto de origem natural", complementa Domingos Sávio, responsável pelo programa Sopa Amiga.

Na pandemia

Durante o ano de 2020, quando o mundo todo teve o impacto de conviver com a pandemia da covid-19, no CEASA não foi diferente. Mas o Programa Sopa Amiga, mesmo nessa situação atípica, permaneceu em plena atividade produtiva. Pelo contrário, aumentou a capacidade de produção para atender mais pernambucanos, reforçando ainda mais seu principal objetivo de amenizar a insegurança alimentar das pessoas mais necessitadas e vulneráveis.

Em 2020, foram produzidos 90.700 quilos de sopa, correspondendo a 453.500 pratos acompanhados de uma unidade de pão. O programa teve um aumento de 66 novas associações beneficiadas, correspondendo ao número total de 3830 famílias beneficiadas por semana. Para a produção nesse período emergencial, foram tomadas todas as providências e cuidados sanitários que determinavam a vigilância sanitária e o Ministério da Saúde.

 

ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE
NUTRIÇÃO A sopa contém uma parte variável de 55% de sólidos e 45% de proteínas, carboidratos, tempero e sal - ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE

ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE
IMPACTO Em 2020, início da pandemia, foram produzidos 90.700 quilos de sopa e 3830 famílias foram beneficiadas - FOTO:ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE
ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE
NUTRIÇÃO A sopa contém uma parte variável de 55% de sólidos e 45% de proteínas, carboidratos, tempero e sal - FOTO:ARTUR CAVALCANTI/ASCOMCEASAPE
Artur Cavalcanti/AscomCeasaPE
- FOTO:Artur Cavalcanti/AscomCeasaPE

Comentários

Últimas notícias