BALANÇO

Simepe encerra o ano com sentimento de dever cumprido e metas traçadas para 2023

A soma das forças das entidades médicas em Pernambuco foi uma das conquistas realizadas pelo sindicato, em quase 12 meses de nova gestão

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ponciano

Publicado em 29/12/2022 às 7:00 | Atualizado em 21/04/2023 às 9:54
Patrocinada
X

No começo de 2022, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) passou a ser presidido pelo médico pediatra Dr. Walber Steffano que, nesse primeiro ano de gestão, enfrentou lutas, dificuldades e desafios constantes do setor, como filas nos corredores dos hospitais, falta de leitos, desabastecimento de insumos e de medicamentos, além do déficit de profissionais nas escalas de plantão.

Apesar dos percalços, o presidente acredita que o dever de casa foi cumprido, em quase 12 meses de gestão, atingindo metas e objetivos, através de organização, administração, controle e dinamismo, que foram substanciais para elevar ainda mais o nome do Simepe no cenário nacional e levantar a bandeira do sindicalismo médico no país.

“Acho que o maior marco da minha gestão neste ano foi a questão da unificação. Nos unimos com a Academia Pernambucana de Medicina, com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, com a Associação Médica de Pernambuco (AMPE), e trabalhamos de uma forma muito junta para tentarmos caminhar da melhor forma possível e trazer um bom resultado para o médico pernambucano”, avalia o presidente.

Guga Matos/JC Imagem
"Aquelas categorias que se unem e fazem movimentos fortes, o resultado é de vitória", diz o presidente do Simepe, Dr. Walber Steffano - Guga Matos/JC Imagem

Fazendo um balanço das principais conquistas do sindicato neste ano, o Dr. Walber Steffano destaca: “o reajuste salarial, que aconteceu numa proporção muito boa, com percentuais excelentes, acima da inflação. Também tivemos trabalhos maiores no interior, como em Arcoverde e em Serra Talhada. Além do retorno das festividades, no Teatro Guararapes, com o segundo maior evento da história do Sindicato dos Médicos de Pernambuco”, pontua.

METAS PARA 2023

A partir de 1º de janeiro de 2023, Pernambuco terá um novo governo e, segundo a presidência do Simepe, o primeiro marco do sindicato dos médicos do estado, neste ano, será a tentativa de diálogo e alinhamento com a nova gestão estadual.

“Buscaremos incessantemente o diálogo com o governo para tratarmos, entre outras ações, de negociação salarial, melhorias das condições de trabalho dos médicos e o fortalecimento do interior, porque queremos estar perto dos médicos de vários municípios do estado.”

A precarização do trabalho do médico sempre foi uma preocupação do Simepe, sobretudo na gestão de Walber Steffano, que pretende seguir com essas cobranças, de forma ainda mais enérgica, em 2023.

“Entre as nossas premissas está a garantia do direito do trabalhador, de ter o décimo terceiro, as férias, o direito a receber o salário em dia, de forma digna. Faremos uma luta incessante e cobraremos independente do governo que esteja. Nosso papel é lutar pela defesa do médico e é em cima disso que nós iremos trilhar o nosso mandato, na busca das melhores condições para esses profissionais”, reitera.

Guga Matos/JC Imagem
A sede do Simepe fica na Av. João de Barros, 587 - Boa Vista, Recife - Guga Matos/JC Imagem

“Já temos um cronograma todo montado para, este ano, fiscalizar as UPAs, porque sabemos que elas têm contratos licitatórios para tentar justificar seu funcionamento, e estão precarizando os vínculos médicos. Então, iremos lutar, do ponto de vista moral, ético, judicial, contra tudo isso”, adianta.

LUTA COLETIVA

Assim como o Dr. Walber Steffano pretende seguir fortalecendo as instituições e continuar com altivez, em busca de novos avanços e conquistas para a categoria, até o fim dos seus três anos de gestão, médicos e médicas, que compõem o Simepe, se dedicaram neste ano ao propósito da luta sindicalista, estando presente nas principais ações de busca de direitos coletivos, participando de assembleias, reuniões e debates de interesse da categoria.

“Eu aprendi que o Simepe será do tamanho que os médicos pernambucanos quiserem que ele seja. O sindicato é só um instrumento, a força vem da categoria, vem do médico pernambucano e é isso que a gente precisa. Nós damos a instrumentação mas os médicos é que dão essa força motriz de garantir os melhores resultados. Aquelas categorias que se unem e fazem movimentos fortes, o resultado é de vitória”, crava o presidente do Simepe, Dr. Walber Steffano.

O profissional que tiver interesse em se tornar sócio da entidade e adquirir descontos e vantagens especiais, deve se cadastrar no site clubesimepe.com.br/clube ou, se preferir, pode comparecer à sede do Simepe, na Av. João de Barros, 587 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-180. Mais informações pelo telefone (81) 3322-7095.

Tags

Autor