Contenção

Colômbia proíbe a entrada de estrangeiros por causa do novo coronavírus

Colombianos e estrangeiros que vivem no país poderão entrar no território, embora tenham que ficar em isolamento

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/03/2020 às 16:43 | Atualizado em 15/03/2020 às 17:01
AFP PHOTO /NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH/NIAID-RML/HANDOUT
Brasil tem mais de 20 mil casos de coronavírus - FOTO: AFP PHOTO /NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH/NIAID-RML/HANDOUT

A Colômbia proibirá a partir desta segunda-feira (16) o acesso de estrangeiros ao seu território como forma de tentar conter a epidemia do novo coronavírus, que deixou ao menos 34 contagiados em todo o país, informou neste domingo (15) o presidente Iván Duque.

"Me permito informar ao país: a partir de 16 de março, está proibida a entrada no país de pessoas que não sejam cidadãos ou residentes da Colômbia", escreveu o presidente no Twitter.

Os colombianos e estrangeiros que vivem no país poderão entrar no território, embora tenham que ficar em "isolamento preventivo obrigatório de 14 dias" em suas casas, acrescentou.

A restrição não afeta as missões diplomáticas, ressaltou a ministra dos Transportes, Ángela Orozco, em coletiva de imprensa.

» Presidente do Paraguai diz que países da América do Sul vão se reunir para decidir sobre fechamento de fronteiras

» Espanha declara estado de emergência por duas semanas para conter coronavírus

» American Airlines suspende todos os voos para o Brasil a partir desta segunda

A medida amplia as decisões da última sexta, nas quais o presidente ordenou o fechamento da fronteira com a Venezuela e proibir a entrada dos viajantes estrangeiros procedentes ou que tenham estado na Europa ou na Ásia, principais focos do vírus.

A Colômbia registrou o primeiro caso de Covid-19 no último 6 de março, em uma jovem de 19 anos procedente da cidade italiana de Milão.

Desde então foram registrados 33 outros casos, entre eles o de uma turista americana de idade avançada que está hospitalizada na cidade de Cartagena.

As autoridades sanitárias tem alertado para o autocuidado, examinam dezenas de casos suspeitos e informaram estar fazendo visitas às pessoas que estão em isolamento.

Confira o mapa de casos

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias