COVID-19

Espanha declara estado de emergência por duas semanas para conter coronavírus

É a segunda vez que o país usa o mecanismo desde a redemocratização em 1978

Manuela Figuerêdo Estadão Conteúdo
Manuela Figuerêdo
Estadão Conteúdo
Publicado em 14/03/2020 às 21:08
Notícia
JUNG YEON-JE/AFP
Os primeiros 100 mil casos foram relatados em cerca de 55 dias e os primeiros 500 mil, em 76 dias - FOTO: JUNG YEON-JE/AFP
Leitura:

O governo da Espanha declarou o coronavírus uma emergência nacional por duas semanas. É a segunda vez que o país usa o mecanismo desde a redemocratização em 1978, em um movimento para limitar o movimento das pessoas e tentar conter a expansão do vírus no país, que já infectou quase sete mil pessoas e matou 193.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, detalhou o plano após uma reunião ministerial que durou mais de sete horas. "A partir de agora entramos em uma nova fase", disse Sánchez. "Não vamos hesitar em fazer o necessário para derrotar o vírus, estamos colocando a saúde em primeiro lugar."

Começando imediatamente, as pessoas só poderão sair de casa para comprar comida, remédios, ir ao trabalho, médico e banco. O decreto também fecha todos os restaurantes, comércio não essencial, bares, hotéis, escolas e universidades na Espanha.

Sánchez afirmou que toda a força policial espanhola ficará sob controle do governo federal espanhol e não descartou o uso das Forças Armadas para ajudar a impor o estado de emergência. Em situações extremas, o estado de emergência também dá a possibilidade ao governo de confiscar bens e tomar o controle de propriedades privadas, como hospitais.

Casos no Brasil e em Pernambuco

Em atualização na plataforma de casos confirmados do novo coronavírus no final da tarde deste sábado (14), o Ministério da Saúde contabilizou 121 pacientes confirmados para a doença no País. Segundo os dados, há 1.496 casos suspeitos e 1.413 foram descartados. Em Pernambuco, sete casos da Covid-19 confirmados. São 103 casos notificados, 40 casos descartados, 44 casos em investigação e 12 casos prováveis.

Dos cinco novos casos, quatro são importados e um local. Duas mulheres de 50 e 58 anos e dois homens de 68 e 78 anos, que tem histórico de viagem recente ao exterior. Este último estava no cruzeiro que atracou no Recife na quinta-feira (12). O primeiro caso de transmissão local do vírus no Estado é de uma mulher de 97 anos que permanece em isolamento domiciliar.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Confira o mapa de casos

Comentários

Últimas notícias