Na Austrália

Tom Hanks recebe alta após quarentena por coronavírus

A esposa de Tom Hanks, a também atriz Rita Wilson, permanece internada

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/03/2020 às 23:32 | Atualizado em 17/03/2020 às 16:17

Tom Hanks recebeu alta de um hospital na Austrália onde estava isolado desde que foi diagnosticado com o coronavírus na semana passada, mas sua esposa, a também atriz Rita Wilson, permanece internada, informaram fontes de saúde nesta terça-feira (noite de segunda no Brasil).

O ator vencedor do Oscar estava na Austrália para filmar uma biografia sobre Elvis Presley, dirigida pelo australiano Baz Luhrmann, quando ele e sua esposa, ambos com 63 anos, contraíram a doença.

Wilson, que também é cantora e compositor, havia se apresentado em Sydney e Brisbane antes de dar positivo para a Covid-19, e as autoridades australianas rastrearam as pessoas que entraram em contato com o casal para identificar outros possíveis infectados.

Até o momento, a Austrália confirmou quase 400 casos de coronavírus e cinco vítimas fatais.

O casal postou uma mensagem numa rede social em agradecimento ao pessoal de saúde australiano pelos cuidados recebidos e pedindo aos fãs que sigam as recomendações dos especialistas para evitar a doença.

No filme de Lurhmann, Hanks interpreta o veterano empresário de Elvis, coronel Tom Parker.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

 

Comentários

Últimas notícias