COVID-19

Médicos italianos pedem para serem submetidos a exames de coronavírus

As estatísticas mostram que os profissionais da saúde são 10% das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 16/03/2020 às 23:40 | Atualizado em 19/03/2020 às 13:13
STR/AFP
Todas 55 vagas são para médico clínico plantonista - FOTO: STR/AFP

O sindicato dos profissionais de medicina da Itália pediu, nesta segunda-feira (16), ao governo que faça os testes para detectar o novo coronavírus em todo o corpo médico do país, a fim de impedir que eles o transmitam aos pacientes.

Em uma carta ao governo e às autoridades de saúde, a secretária-geral do sindicato dos médicos italianos, Pina Onotri, reclamou que atualmente apenas profissionais de saúde com sintomas estão sendo examinados.

>> Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

>> Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus: 1º caso em criança de Pernambuco é confirmado

>> EUA realiza primeiro teste em humanos da vacina contra o coronavírus

>> Não importa o que Bolsonaro diz, cancele tudo

>> Seu plano de saúde nega cobertura para o coronavírus?

No entanto, as estatísticas mostram que esses profissionais são 10% das pessoas contaminadas, diz Onotri, lembrando que uma pessoa pode ser positiva sem apresentar nenhum sintoma. "Pedimos que os médicos sejam submetidos a testes generalizados, mesmo na ausência de sintomas", escreveu Onotri.

Caso contrário, ela recomenda que eles sejam colocados em quarentena se estiverem em contato com um paciente que deu positivo para Covid-19.

Dois médicos, afetados pelo coronavírus, morreram na Itália e centenas foram diagnosticados com o vírus. Onotri também denunciou a falta de equipamentos de proteção, principalmente máscaras. Ela também acredita que agora é necessário "estender os testes a todos os pacientes com sintomas".

Segundo dados publicados nesta segunda-feira, cerca de 140.000 testes foram realizados na Itália, dos quais cerca de 28.000 foram positivos. A Itália é o país mais afetado na Europa pela pandemia do Covid-19, com 2.158 mortes. É também o segundo em todo o mundo depois da China (80.860 infectados, deles 3.213 mortos), onde o vírus apareceu.

O coronavírus contaminou mais de 175.000 pessoas no mundo, sendo que 7.000 faleceram, segundo levantamento da AFP.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

19/3/2020- No norte da Itália, médicos devem escolher quem vai ser salvo:

Comentários

Últimas notícias