Golpes

Hackers utilizam a pandemia de coronavírus para aplicar golpes online; veja como se proteger

Aplicativo que mostra mapa com a proliferação da doença em tempo real sequestra dados do celular e restringe acesso

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 17/03/2020 às 11:01 | Atualizado em 17/03/2020 às 11:53
Foto: Shutterstock
App solicita diversas permissões e sequestra o celular - FOTO: Foto: Shutterstock

Com a pandemia do coronavírus e a busca constante da população por novas informações, hackers estão usando a situação como uma oportunidade para aplicar golpes na web. O CovidLock é a mais recente ameaça. O ransomware se disfarça de aplicativo com mapa em tempo real de proliferação da covid-19, mas quando instalado o aplicativo restringe o acesso ao sistema do celular e exige um pagamento em Bitcoin para descriptografar dados. 

>>Saiba como usar o app do SUS que orienta usuários sobre coronavírus

>>Coronavírus: entenda a diferença entre quarentena e isolamento

>>Saiba como limpar o celular para se proteger do coronavírus

Algumas empresas de tecnologia, como a Apple e o Google passaram a tomar algumas medidas de proteção aos usuários, como uma adoção de critérios mais rígidos para aprovação de aplicativos relacionados ao novo coronavírus na App e Play Store. A desmonetização de vídeos no Youtube relacionados à doença também está sendo feita para evitar a propagação de fake news, além de priorizar instituições de governo e organizações reconhecidas nas buscas da plataforma.

Para evitar se tornar vítima desses golpes online o usuário pode tomar algumas precauções, como baixar aplicativos apenas nas lojas oficiais do dispositivo, priorizar informações de órgãos e instituições reconhecidas, não clicar em links que estejam em correntes de whatsapp e fazer, periodicamente, uma varredura com antivírus no celular. Além disso, é necessário ficar atento às permissões solicitadas pelos aplicativos.

>> Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

>> Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

>> Coronavírus: 11 municípios pernambucanos já notificaram casos

OUÇA O PODCAST O FATO É... SOBRE CORONAVÍRUS

Casos

Ao total, já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus no Estado. Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para a covid-19, com as 18 confirmações, 3 casos prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação.

>> "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, contudo, não há transmissão comunitária em Pernambuco - ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. O novo coronavírus continua restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias