covid-19

Saiba como usar o app do SUS que orienta usuários sobre coronavírus

App está disponível gratuitamente na loja virtual do Governo Federal, na Play Store e App Store

Maria Lígia Barros
Cadastrado por
Maria Lígia Barros
Publicado em 16/03/2020 às 11:45 | Atualizado em 16/03/2020 às 11:49
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Aplicativo do Ministério da Saúde reúne orientações a usuários - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O Ministério da Saúde (MS) lançou um aplicativo para celular com informações sobre o novo coronavírus. O app Coronavírus SUS esclarece dúvidas sobre a doença Covid-19, localiza as unidades de saúde mais próximas do usuário e o ajuda a identificar se possui sintomas que apontem para um diagnóstico positivo.

A tecnologia foi desenvolvida em apenas 2 meses e está disponível gratuitamente na loja virtual do Governo Federal, na Play Store e App Store desde o dia 28 de fevereiro.

>> Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco por conta do coronavírus

>> Ministério da Saúde vai chamar cubanos do Mais Médicos para trabalhar na pandemia do coronavírus

>> Coronavírus: Pernambuco articula plano de evacuação para passageiros isolados em cruzeiro no Porto do Recife que teve diagnóstico positivo

>> Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade

O Governo Federal disse estar liberando o software para outros países que solicitarem. Argentina, Equador e Panamá foram os primeiros a entrar em contato com o Brasil e receberam o código.

Saiba como usar:

Após instalado, abra o app e autorize o acesso a sua localização. Isso servirá para encontrar as unidade de saúde ao seu redor.

REPRODUÇÃO
Aplicativo do Ministério da Saúde traz orientações ao usuário - REPRODUÇÃO

Auto-avaliação

Na tela inicial, o programa pergunta sobre a saúde do usuário no momento. Um questionário é oferecido para se avaliar o próprio estado de saúde.

O usuário seleciona os sintomas que está sentindo e responde a perguntas sobre histórico de viagens.

Caso as respostas indiquem a possibilidade de um resultado positivo, o aplicativo exibe uma mensagem com orientações a serem seguidas. Também reforça que a auto-avaliação não é um diagnóstico, e orienta para que seja procurada uma unidade de saúde próxima.

Dicas

A aba de dicas contém respostas a perguntas comuns sobre a doença Covid-19. Como se transmite, como se previnir, quando usar máscara e informações para viajantes são alguns dos esclarecimentos prestados.

Fake News

O app mostra canais onde o usuário pode encontrar respostas oficiais sobre mentiras propagadas pela internet. O site www.saude.gov.br/fakenews, o whatsapp (61) 99289-4640 e o Disque Saúde 136 (disponível 24h por dia) são lugares onde o brasileiro pode se informar.

O Ministério ainda alerta para a responsabilidade na hora do compartilhamento de notícias: “Para evitar que mentiras sobre o coronavirus se espalhem, confirme se as mensagens que recebe são verdadeiras antes de repassá-la”, diz.

REPRODUÇÃO
Aplicativo do Ministério da Saúde traz orientações ao usuário - FOTO:REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Aplicativo do Ministério da Saúde traz orientações ao usuário - FOTO:REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Aplicativo do Ministério da Saúde traz orientações ao usuário - FOTO:REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias