Covid-19

Paraguai fecha Ponte da Amizade com Brasil

O Paraguai tem até o momento nove casos confirmados do novo coronavírus.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/03/2020 às 20:42 | Atualizado em 17/03/2020 às 20:42
DIVULGAÇÃO
A liberação da passagem vinha sendo exigida por comerciantes e produtores de Ciudad del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, devido ao prejuízo causado pelos meses em que a ponte ficou fechada - FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente de Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou nesta terça-feira o fechamento da Ponte da Amizade, a principal ligação com o Brasil, 330 km a leste de Assunção, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus.

"Peço desculpas, mas é necessário", disse o chefe de Estado.

Abdo admitiu que a medida impedirá o ingresso de milhares de brasileiros (cerca de 7 mil) que trabalham no comércio em Ciudad del Este.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

>> Veja novo horário de funcionamento dos shoppings de Pernambuco

>> Pernambuco é o 4º Estado do Brasil com mais casos confirmados

>> Para enfrentar o coronavírus, Pernambuco terá 100 leitos de UTI nas unidades públicas de saúde

A medida tem duração inicial prevista de 15 dias.

O presidente informou que já surgiram os primeiros casos de coronavírus em Foz de Iguaçu, e que o fluxo diário de pessoas que cruzam a Ponte da Amizade - sobre o Rio Paraná - pode acelerar a transmissão do coronavírus.

"O país vizinho não está adotando as medidas correspondentes...", declarou posteriormente a diretora de Migrações, Ángeles Arriola.

O Paraguai tem até o momento nove casos confirmados do novo coronavírus.

O governo em Assunção determinou a restrição de circulação de pessoas em todas as grandes cidades do país entre 20H00 e 04H00, e anunciou que as Forças Armadas apoiarão a Polícia no patrulhamento das ruas.

Nas últimas 24 horas, os postos de fronteira rejeitaram a entrada de 2 mil estrangeiros no Paraguai, a maioria brasileiros, segundo as autoridades.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias