Coronavírus

Donald Trump anuncia que remédio para malária poderá ser usado para coronavírus

O presidente americano Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (19) que seu país aprovou o uso de cloroquina

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/03/2020 às 17:33 | Atualizado em 20/03/2020 às 13:50

AFP

O presidente americano Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (19) que seu país aprovou o uso de cloroquina, um medicamento usado no tratamento da malária, para tratar o novo coronavírus, embora as autoridades da saúde tenham sugerido que essa opção poderia levar bastante tempo.  Segundo o presidente americano as drogas hidroxicloroquina e remdesivir, usadas no combate à malária, podem ter bons resultados contra o coronavírus, segundo um estudo feito na China. 

"Poderemos disponibilizar esse medicamento quase imediatamente", disse Trump a repórteres. "Ele já passou pelo processo de aprovação, foi aprovado. Reduziram muito o tempo, em muitos meses. Poderemos disponibilizar esse medicamento mediante receita médica".

O tratamento foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão que supervisiona a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos, disse o presidente.

A FDA, no entanto, limitou-se a apontar que a cloroquina já foi efetivamente aprovada para o tratamento da malária e artrite.

"O presidente nos pediu que examinássemos de perto esse medicamento. Queremos fazer isso implementando um ensaio clínico pragmático e extenso para obter informações e responder a todas as perguntas que estão sendo feitas", disse o diretor da FDA, Stephen Hahn.

Ele observou ainda que, embora a FDA esteja disposta a "remover todos os obstáculos" para acelerar as inovações, também tem a "responsabilidade" de "garantir que os produtos sejam seguros e eficazes".

CHINA

O presidente americano comentou ainda, que o mundo está pagando "um alto preço" por causa da lentidão inicial da China na hora de passar informações sobre o novo coronavírus.

No Brasil, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) criou uma crise diplomática com os chineses depois de também culpar o país asiático pela disseminação da doença. O Congresso Nacional chegou a pedir desculpas à China por causa dos comentários do parlamentar brasileiro. 

"Teria sido muito melhor se tivessem nos informado de tudo alguns meses antes, isso poderia tê-la contido na região da China de onde surgiu", afirmou o presidente.

"O mundo paga um preço alto pelo que fizeram", ressaltou Trump durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

O novo coronavírus que originou a pandemia de Covid-19 foi detectado pela primeira vez em dezembro, em Wuhan, na China.

As autoridades de Pequim foram criticadas inicialmente pela falta de transparência e lentidão para reagir diante da propagação do vírus.

No entanto, a China logo tomou medidas drásticas de confinamento da sua população, que tem registrado uma queda no número de casos que contrasta com o crescimento do mesmo no exterior.

Nesta quinta-feira (19), pela primeira vez, as autoridades chinesas não registraram nenhum novo caso de contaminação no país. "Devemos acreditar no que estão dizendo agora? Espero que seja verdade", afirmou Donald Trump". "Quem sabe, espero que seja verdade", repetiu.

Comentários

Últimas notícias