Saúde

Em tempos de coronavírus, doodle do Google faz homenagem a médico húngaro defensor da lavagem das mãos

O doodle faz uma homenagem ao médico húngaro Ignaz Semmelweis, um dos primeiros a alertar sobre a importância de lavar as mãos

Mayra Cavalcanti
Mayra Cavalcanti
Publicado em 20/03/2020 às 7:40
Notícia
REPRODUÇÃO/GOOGLE
O Google prestou uma homenagem a Ignaz Semmelweis, médico húngaro defensor da lavagem das mãos - FOTO: REPRODUÇÃO/GOOGLE
Leitura:

Em doodle publicado nesta sexta-feira (20), o Google lembrou o médico húngaro Ignaz Semmelweis, um dos primeiros a alertar sobre a importância da lavagem das mãos, nos anos de 1840. Na animação feita pelo Google, que dura 50 segundos, Ignaz segura um cronômetro, enquanto os seis passos para a lavagem adequada das mãos são executadas. A homenagem feita pelo Google lembra também a importância da higienização das mãos em tempos de pandemia do novo coronavírus. Veja o doodle:

Quem foi Ignaz Semmelweis?

Nem sempre o hospital foi um local onde devia-se prezar pela limpeza e higiene. Era comum que, nestes espaços, o cheiro fosse de vômito e urina. Os cuidados também não eram tomados pelos profissionais, que quase nunca lavavam as mãos. As salas de cirurgia não eram muito diferentes, quase sempre sujas.

Na década de 1840, Semmelweis tentou convencer os outros médicos a lavarem as mãos em hospitais de Viena, depois que um amigo dele foi ferido por um bisturi e acabou contraindo diversas doenças e morrendo. Foi aí que o médico húngaro relacionou a morte do amigo a de mulheres que, após o parto, faleciam de febre. Foi aí que ele imaginou que os médicos carregavam "partículas cadavéricas".

Ele foi bastante criticado. Suas teorias só foram aceitas após as pesquisas do francês Louis Pasteur (1822-1895), que desenvolveu a teoria dos germes.

O que é o novo coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como ocorre a transmissão do novo coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos
  • O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes
  • Ficar em casa quando estiver doente
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias