Saúde

Mais de um bilhão de pessoas em confinamento no mundo contra o novo coronavírus

Alguns países tomaram medidas coercitivas, como França, Itália e Argentina

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 23/03/2020 às 7:46 | Atualizado em 23/03/2020 às 7:47
THOMAS KIENZLE / AFP
Na Alemanha, as ruas estão desertas devido ao confinamento ocasionado pelo novo coronavírus - FOTO: THOMAS KIENZLE / AFP

Mais de um bilhão de pessoas em mais de 50 países ou territórios receberam recomendações das autoridades para que permaneçam confinadas em suas casas para combater a propagação da COVID-19, segundo uma base de dados da AFP. Alguns países tomaram medidas coercitivas, como França, Itália e Argentina, assim como o estado da Califórnia (Estados Unidos), enquanto outros como o Reino Unido e o Irã se contentam no momento com recomendações.

Na Arábia Saudita, por exemplo, haverá um toque de recolher noturno, a partir desta segunda-feira (23), como parte dos esforços para conter o avanço dos casos do novo coronavírus. A medida estará em vigor das 19h às 6h, por um período de 21 dias, segundo a agência oficial de notícias do reino, que citou uma ordem real. Na Rússia, o prefeito de Moscou ordenou, nesta segunda-feira, que as pessoas com mais de 65 anos e os enfermos permaneçam em casa ou em sua residência secundária para limitar a propagação do novo coronavírus.

"De 26 de março a 14 de abril, os moscovitas com mais de 65 anos ou os que sofrem de doenças crônicas têm a obrigação de respeitar um confinamento em seus domicílios", anunciou o prefeito Serguei Sobianin em um comunicado. Até a noite desse domingo (22), o novo coronavírus havia causado pelo menos 14.582 mortes em todo o mundo desde que apareceu em dezembro, segundo um balanço estabelecido pela AFP com base em fontes oficiais. Desde o início da epidemia, 340.843 casos de contágio foram registrados em 171 países ou territórios.

O número de casos positivos diagnosticados reflete apenas uma parte do número total de infecções devido às diferentes políticas de cada país para diagnosticar os doentes e ao fato de que alguns testam apenas as pessoas que precisam de hospitalização. Os países com o maior número de óbitos em 24 horas foram Itália, com 651, Espanha, com 394, e Irã, com 129. As mortes na Itália, que registrou sua primeira vítima fatal ligada ao vírus no final de fevereiro, atingem 5.476. O país contabilizou 59.138 infecções, e as autoridades italianas consideram que 7.024 pessoas foram curadas.

Comentários

Últimas notícias