COVID-19

Macron pede 'solidariedade' orçamentária na UE contra o coronavírus

"Não superaremos esta crise sem uma forte solidariedade europeia", declarou Macron

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/03/2020 às 23:48 | Atualizado em 27/03/2020 às 23:50
Foto: BERTRAND GUAY / AFP
"O toque de recolher durará quatro semanas e iremos ao Parlamento para estendê-lo até 1º de dezembro. Seis semanas é o tempo que consideramos útil", disse Macron - FOTO: Foto: BERTRAND GUAY / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, favorável aos "coronabônus" ante às "reticências" da Alemanha, fez um apelo à solidariedade orçamentária europeia, em entrevista a vários jornais italianos. Nove países europeus, incluindo França, Itália e Espanha, pediram na quarta-feira um instrumento de ajuda coletiva para fazer frente ao coronavírus, o que aumenta a pressão sobre a Alemanha, contrária a mutualizar a dívida.

"Não superaremos esta crise sem uma forte solidariedade europeia, em nível sanitário e orçamentário", avaliou o presidente francês em entrevista com os jornais Corriere de la Serra, La Stampa e La Repubblica.

"A UE e a zona do euro se reduzem a uma instituição monetária e a um conjunto de regras, muito flexibilizadas, que permitem a cada Estado agir por conta própria? Ou agimos juntos para financiar nossos gastos, nossas necessidades nesta crise vital?", pergunta Emmanuel Macron.

"Pode ser uma capacidade de endividamento comum, seja qual for o seu nome ou um aumento no orçamento da UE para permitir um verdadeiro apoio aos países mais afetados por esta crise", especificou.

"A quantidade é secundária, o que conta é este sinal, através da dívida comum ou do orçamento comum", acrescentou.

Diante das "reticências" de países como a Alemanha, "não podemos abandonar esta luta", insistiu o presidente.

À pergunta sobre o eventual atraso da França na adoção de medidas de confinamento, apesar da deterioração da situação na Itália, Emmanuel Macron respondeu: "Não ignoramos em absoluto os sinais. Abordei esta crise seriamente desde o princípio, quando começou na China".

>> Brasil tem 92 mortes confirmadas de coronavírus e 3.417 casos

>> EUA bate recorde de 345 mortes e cerca de 18 mil casos de coronavírus em 24 horas

>> Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus

>> Geraldo Julio responsabiliza Bolsonaro por impactos do coronavírus sobre população

"Como a Itália nos precedeu nesta crise", "tomamos na França as medidas mais duras o quanto antes (...), levando em conta a quantidade de casos", disse, quando confrontado com o fato de ter ido ao teatro em 6 de março 11 dias antes das medidas de confinamento.

"Segui em cada etapa três princípios essenciais: basear nossas ações em opiniões científicas, nos adaptarmos à evolução da crise, tomar medidas proporcionais", explicou Emmanuel Macron.

No décimo dia de confinamento na França, o primeiro-ministro Edouard Philippe anunciou nesta sexta-feira que a medida se estenderá até 15 de abril. O país conta com 1.995 mortos pelo novo coronavírus desde o começo da epidemia, segundo um balanço publicado esta noite.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias