COVID-19

Brasil fecha fronteiras com oito países da América do Sul para tentar conter coronavírus

A medida foi publicada nesta quinta-feira (19)

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/03/2020 às 12:47 | Atualizado em 19/03/2020 às 17:01

O Governo Federal decidiu fechar a fronteira com oito países para tentar frear a disseminação do coronavírus no País. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (19). A restrição aconteceu, segundo o governo, por recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus. 

A medida vale para os seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, República Cooperativa da Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. Em relação às fronteiras terrestres com o Uruguai, será editada uma portaria com determinações específicas.

Segundo consta na portaria n° 125, a restrição não se aplica: ao brasileiro, nato ou naturalizado; ao imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território brasileiro, ao profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; ao funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro.

Conforme consta na portaria, a restrição não impede o livre tráfego do transporte rodoviário de cargas, na forma da legislação vigente; a execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizada pelas autoridades sanitárias e locais; o tráfego de residentes de cidades gêmeas com linha de fronteira exclusivamente terrestre.

O descumprimento das medidas implicará na responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator e a deportação imediata do agente infrator e a inabilitação de pedido de refúgio.

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a situação do novo coronavírus como uma pandemia. Desde o final de dezembro de 2019 até essa quarta-feira (18), a entidade divulgou que mais de 190 mil pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com informações do Ministério da Saúde, subiu para 428 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que há 22 pessoas infectadas.

No Brasil, até esta quinta-feira (19), há cinco mortes confirmadas pelo novo vírus. A quinta vítima é uma mulher de 63 anos. Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Jnaeiro. A mulher teve contato com sua patroa, que havia viajado à Itália.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Mapa o mapa que mostra como a covid-19 se espalha pelo mundo 

Comentários

Últimas notícias