pandemia

Geraldo Julio responsabiliza Bolsonaro por impactos do coronavírus sobre população

"É nas mãos do governo federal que está a principal decisão de como será a vida das pessoas no Brasil nos próximos meses", disse o prefeito do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/03/2020 às 20:27 | Atualizado em 27/03/2020 às 20:34
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
O prefeito divulgou vídeo com cobranças ao governo federal nesta sexta (27) - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (27), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem defendendo o fim do isolamento social, pelo impacto que o novo coronavírus (covid-19) terá sobre a população caso medidas efetivas de prevenção são sejam adotadas. O gestor municipal afirmou que está nas mãos do governo federal "a principal decisão de como será a vida das pessoas nos próximos meses". O País já tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados da doença.

"Governadores e prefeitos não podem emitir moeda. O presidente pode. Numa situação como essa, cada um tem que fazer sua parte. Os governadores e prefeitos estão tentando abrir leitos hospitalares, garantir merenda e distribuir cestas básicas. No entanto, muito mais do que isso será necessário. No Recife, a prefeitura está mobilizada e a sociedade está chegando junto. Mas, é nas mãos do governo federal que está a principal decisão de como será a vida das pessoas no Brasil nos próximos meses. Fome desemprego, falência de empresas e a quantidade de pessoas que vão morrer. Tudo pode ser maior ou menor, dependendo da decisão que o governo federal tomar", disse o prefeito.

O presidente, nesta sexta-feira (27), voltou a pedir o fim do isolamento social como método para conter o avanço do novo coronavírus e afirmou que "infelizmente" alguns brasileiros irão morrer ao contrair a doença. "Infelizmente algumas mortes terão, paciência, acontece, e vamos tocar o barco. As consequências, depois dessas medidas equivocadas, vão ser muito mais danosas do que o próprio vírus", disse em entrevista ao apresentador José Luiz Datena no Brasil Urgente, da Band. 

Prefeitos perguntam se Bolsonaro irá se responsabilizar pelas consequências da reabertura social 

Em carta ao presidente, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) questiona o governo federal sobre a campanha "O Brasil não pode parar" e ameaçam ir à Justiça para responsabilizar o chefe do Planalto por consequências da mudança no isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

O governo federal lançou uma campanha chamada "O Brasil não pode parar" para defender a flexibilização do isolamento social. A iniciativa é parte da estratégia montada pelo Palácio do Planalto para divulgar ações de combate ao novo coronavírus, ao lado de medidas que o presidente Bolsonaro considera necessárias para a retomada econômica.

Um dos questionamentos dos prefeitos é se o governo vai orientar Estados e municípios a suspenderem imediatamente as restrições de convívio social - e se a União assumirá as responsabilidades que cabem aos governos locais, como atendimento direto à população. Pelo Brasil, prefeitos e governadores vêm adotando medidas restritivas, como fechamento de escolas e estabelecimentos comerciais, atitude criticada pelo chefe do Planalto.

"A depender da resposta do governo federal ao presente ofício, pois o posicionamento até o momento tem sido dúbio e gerado insegurança na população, não restará outra alternativa aos prefeitos se não recorrer à Justiça brasileira com pedido de transferência ao presidente da República das responsabilidades cíveis e criminais pelas ações locais de saúde e suas consequências", diz o documento, assinado pelo presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB).

Governadores do Nordeste mantém medidas 

Na última quarta-feira (25), 26 governadores - com exceção do governador do Distrito Federa, Ibaneis Rocha (MDB) se reuniram por videoconferência e decidiram manter todas as medidas que estão sendo adotadas para evitar a proliferação do novo coronavírus. 

>> "Vamos manter as medidas", dizem governadores do Nordeste em resposta a Bolsonaro sobre novo coronavírus

 >> Reunião dos governadores após pronunciamento de Bolsonaro foi ideia de Paulo Câmara

Casos em Pernambuco

Casos de coronavírus no País

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias