PANDEMIA

Opas considera prudente manter restrições por coronavírus por até três meses

Vários países adotaram medidas de confinamento por conta do novo vírus

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 31/03/2020 às 17:30 | Atualizado em 31/03/2020 às 17:30
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
A covid-19 já atingiu mais de 600 mil pessoas - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A diretora da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) advertiu nesta terça-feira (31) que é "prudente" que as medidas restritivas para deter a propagação do novo coronavírus sejam implementadas por até três meses.

"Com base na experiência de outros países, parece um plano prudente a implementação de medidas durante pelo menos dois a três meses", disse Carissa Etienne, diretora do organismo regional para as Américas.

Em um momento em que a epidemia já deixou 40.000 mortos em todo o mundo e avança na região, vários países adotaram medidas de confinamento.

"Este tipo de medidas podem parecer drásticas, mas são a única forma de impedir que os hospitais fiquem superlotados", explicou a alta funcionária.

Etienne defendeu medidas como o isolamento social - que têm custos para economias frágeis como as da América Latina -, pois sem estas restrições, os serviços de saúde poderiam ficar sobrecarregados.

A diretora da Opas se referiu também à realidade heterogênea da região e à fragmentação dos sistemas dentro dos países onde convivem estruturas privadas e públicas.

Com relação aos desafios enfrentados na América Latina e no Caribe, a especialista destacou que um deles é a falta de equipamentos de proteção para o pessoal médico.

A organização distribuiu insumos para muitos países, mas sustentou que precisa poder "entrar no mercado para ter acesso a estas ferramentas".

Etienne destacou que é um dever dos países proteger o pessoal sanitário. "Vão estar na linha de frente desta batalha", sentenciou.

Casos de coronavírus em Pernambuco e no Brasil

O número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 87, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta terça-feira (31). Segundo o boletim da SES-PE, nas últimas 24 horas mais dez casos foram confirmados nas últimas 24 horas.

Os casos estão distribuídos nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ibupi e Goiana, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. 

Dos pacientes infectados, 23 estão internados, sendo 12 em UTI/UCI e 11 em leitos de isolamento, e outros 44 estão em isolamento domiciliar. Ao todo, 14 pessoas já se recuperaram da covid-19 no Estado.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (31), que há 5.717 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e 201 morreram vítimas da doença.A região com o maior número de casos confirmados é o Sudeste, com 3.406. 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias