DECISÃO

Vaticano prolonga confinamento por coronavírus até 13 de abril

Para coibir a disseminação do vírus no Vaticano, onde residem cerca de 500 pessoas, foram adotadas as mesmas medidas que na Itália

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/04/2020 às 13:20
ALBERTO PIZZOLI/AFP
As 542 mortes registradas nesta quarta representam uma redução em relação à terça (604 mortes) e à segunda (636). - FOTO: ALBERTO PIZZOLI/AFP

A Santa Sé anunciou nesta sexta-feira (3) que as medidas de confinamento decididas para evitar a propagação do coronavírus no Vaticano foram estendidas até 13 de abril, como na Itália.

Em uma breve declaração, a assessoria de imprensa do Vaticano confirma a decisão, tomada "em coordenação com as medidas adotadas pelas autoridades italianas em 1º de abril de 2020".

No dia anterior, o Vaticano confirmou o sétimo caso de coronavírus, a maioria funcionários que trabalham nas entidades e ministérios da Santa Sé.

Para coibir a disseminação do vírus no Vaticano, onde residem cerca de 500 pessoas, foram adotadas as mesmas medidas que na Itália. Turnos e trabalho remoto foram promovidos para proteger a saúde dos funcionários.

Há um mês, o papa está cercado por um "cordão sanitário anticontágio", que o acompanha em todos os seus deslocamentos.

Francisco parou de comer na sala comunal da residência Santa Marta, onde mora no Vaticano, e o faz em seu apartamento. Além disso, as pessoas que estão em contato com ele têm produtos desinfetantes.

O papa concelebrará com apenas dois prelados os ritos da primeira Semana Santa (de 5 a 12 de abril) sem a presença de fiéis da história moderna, segundo fontes da imprensa italiana.

O cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro e o arcebispo Vittorio Lanzani, delegado da fábrica de São Pedro, concelebrarão com Francisco e serão as únicas pessoas que poderão acompanhá-lo papa em todas as cerimônias, de acordo com o vaticanista Francesco Grana no Twitter.

O papa teve de se adaptar à situação e, agora, está se dirigindo aos fiéis por vídeo. Ele celebra a missa diária da pequena capela da residência de Santa Marta, ou fala de sua biblioteca particular no Palácio Apostólico, onde recebe poucas pessoas e se mantém sempre a distância.

O Vaticano especificou que todos os ritos da Semana Santa ocorrerão na Basílica de São Pedro, no altar, com exceção da Via Crúcis da Sexta-feira Santa, que será na esplanada da basílica.

A missa do Crisma não será celebrada em 9 de abril. Foi adiada para uma data posterior.

Um dos momentos mais importantes da tradição católica, que recorda a morte de Jesus na cruz, acontecerá pela primeira vez sem a presença dos fiéis e sem a tradicional lavagem dos pés.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias