EUA

Trump ameaça suspender Congresso para fazer nomeações

Se a Câmara de Representantes "não está de acordo com esta suspensão, exercerei minha autoridade constitucional para suspender as duas câmaras do Congresso", advertiu Trump durante a coletiva

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 15/04/2020 às 21:40 | Atualizado em 15/04/2020 às 21:40
AFP
Trump exigiu do líder republicano do Senado a suspensão de todas as sessões para poder confirmar seus candidatos - FOTO: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quarta-feira (15) usar suas prerrogativas para forçar o recesso do Congresso para poder designar funcionários cujas nomeações, segundo ele, estão sendo bloqueadas por legisladores democratas.

>> Pernambuco tem 50 mortes e 527 casos suspeitos de coronavírus aguardando resultado

>> Coronavírus: "Amanhecemos o dia com 15 vagas de UTI", diz secretário sobre a alta ocupação de leitos

>> Recadastramento de pessoas dependem de equipamentos médicos já está disponível, informa a Celpe

Durante uma coletiva de imprensa diária para informar os esforços para superar a crise do novo coronavírus, Trump acusou os opositores democratas no Senado de atrasar a nomeação de vários juízes e altos funcionários do governo que exigem a vênia da Câmara alta.

Tanto a Câmara de Representantes (baixa), de maioria democrata, quanto o Senado, controlado pelos republicanos não têm se reunido normalmente devido à pandemia da COVID-19, mas tampouco declararam recesso formal.

Trump exigiu do líder republicano do Senado a suspensão de todas as sessões para poder confirmar seus candidatos ele mesmo.

Se a Câmara de Representantes "não está de acordo com esta suspensão, exercerei minha autoridade constitucional para suspender as duas câmaras do Congresso", advertiu Trump durante a coletiva na Casa Branca.

"Prefiro não usar este poder", disse. "Provavelmente seremos levados aos tribunais e veremos quem vence".

O historiador presidencial americano Michael Beschloss disse no Twitter que "nenhum presidente na história usou o poder constitucional para suspender o Congresso".

Comentários

Últimas notícias