astronomia

Céu nublado ofusca a tão esperada chuva de meteoros Eta Aquáridas 2020

Embora fosse possível assistir a olho nu, a chuva de meteoros frustrou muitos brasileiros que esperavam assistir o fenômeno com privilégio

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 06/05/2020 às 8:30 | Atualizado em 06/05/2020 às 8:32
Foto: Pixabay
De acordo com o Espaço Ciência, no Recife, a taxa máxima foi de 13 meteoros por hora, com possibilidade de observação a olho nu - FOTO: Foto: Pixabay

Na madrugada desta quarta-feira (6), estava previsto o pico da chuva de meteoros do ano, a Eta Aquáridas, que é composta pelos rastros deixados pelo Cometa Halley. A Eta Aquáridas é conhecida, inclusive, pela sua rapidez, chegando até 70km/s. Embora fosse possível assistir a olho nu e tenha passagem até mais intensa pelo hemisfério sul do planeta, a chuva de meteoros frustrou muitos brasileiros que esperavam assistir o fenômeno com privilégio. Muitos internautas registraram o céu nublado e, ainda, chuva de verdade em algumas regiões.

>>Sem muita visibilidade no Brasil, Chuva de Meteoros Líridas vira chuva de memes; veja outros fenômenos previstos para 2020

>>Astronautas da ISS retornam à Terra em plena pandemia do coronavírus

>>Maior buraco já registrado na camada de ozônio do Ártico se fecha

#chuvademeteoros

A hashtag #chuvademeteoros, que ficou em terceiro lugar nas Tendências do Brasil durante a madrugada, não mostrou muitos registros do fenômeno mas garantiu bastante memes pelos internautas. 

 

Registros

Um dos melhores registros da chuva de meteoros da madrugada foi feita na Espanha, pela conta @fotografia_fuenlabrada, captando o exato momento em que um meteoro passa. Veja:

Ao contrário da maioria das pessoas no twitter, também, o @CasseThi conseguiu gravar a passagem dos meteoros e postou em sua conta.

Live

Quem acompanhou a live do canal Galeria do Meteorito, com quase 4 horas de duração, embora não tenha visto a olho nu, pôde acompanhar a passagem dos meteoros registrados no vídeo e ainda, ter explicações sobre o tema. Para quem não assistiu ao vivo, é possível acompanhar nesse vídeo abaixo.

Comentários

Últimas notícias