SAÚDE

OMS diz que terá 'mais clareza' e reação à carta de Trump ao longo do dia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (18) "reconsiderar a participação" do país na Organização Mundial da Saúde

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/05/2020 às 9:08 | Atualizado em 19/05/2020 às 9:10
MANDEL NGAN / AFP
"Me disseram que o prefeito de Nova York Bill de Blasio quer pintar a mítica e bela Quinta Avenida, justo em frente à Trump / Tiffany Tower, com um enorme anúncio amarelo para o Black Lives Matter", tuitou o presidente republicano - FOTO: MANDEL NGAN / AFP

A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fadéla Chaib, afirmou que viu a carta do presidente dos EUA, Donald Trump, na qual o mandatário ameaça cortar permanentemente a verba destinada ao órgão, mas disse ainda "não ter uma reação". "Tenho certeza que ao longo do dia teremos mais clareza e uma reação a essa carta", disse a porta-voz, em sua conta oficial no Twitter. Em carta ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, também publicada na rede social, Trump disse ainda que os EUA podem "reconsiderar" sua condição de membro da entidade.

Entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (18) "reconsiderar a participação" do país na Organização Mundial da Saúde. Através do Twitter, ele ainda disse que pode congelar permanentemente o envio de verbas americanas para a OMS, a menos que "melhorias substanciais" fossem feitas nos próximos 30 dias.

Washington, capital dos Estados Unidos, suspendeu o financiamento para a OMS em meados de abril, acusando organismo de ser muito favorável à China e encobrir e administrar mal a pandemia de coronavírus.

Na segunda-feira, Trump postou no Twitter imagens de uma carta que enviou ao diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informando que "se a Organização Mundial da Saúde não se comprometer com grandes melhorias substanciais nos próximos 30 dias, irei congelar temporariamente o financiamento dos Estados Unidos para a Organização Mundial da Saúde e reconsiderar nossa participação na organização".

Comentários

Últimas notícias