PANDEMIA

Nicarágua descumpre obrigação de relatar casos e mortes por COVID-19, diz OPAS

Segundo a ONG Observatório Cidadão, até 16 de maio a Nicarágua tinha 1.569 casos de COVID-19 e 366 falecidos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 19/05/2020 às 20:11 | Atualizado em 19/05/2020 às 20:11
INTI OCON / AFP
A OPAS já considerou "inadequados" a prevenção e o controle da COVID-19 na Nicarágua - FOTO: INTI OCON / AFP

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) afirmou nesta terça-feira (19) que a Nicarágua violou sua obrigação de relatar casos e mortes pelo COVID-19 e lembrou que uma melhor resposta à pandemia exige conhecer a situação no país.

O Diretor de Emergências em Saúde da OPAS, Cairo Ugarte, disse que o governo de Daniel Ortega na Nicarágua não está cumprindo sua responsabilidade de relatar o impacto do novo coronavírus, conforme estipulado no Regulamento Sanitário Internacional (RSI) do qual o país é signatário.

Durante uma videoconferência com jornalistas, Ugarte disse que as autoridades nicaraguenses prometeram "há uma semana" respeitar os termos do RSI. Eles também disseram que permitiriam aos representantes da Opas visitar centros de saúde e fornecer-lhes "informações detalhadas sobre os casos falecidos, confirmados e suspeitos, incluindo detalhes de sexo, idade e localização".

"Até agora, nenhuma dessas ações se concretizou, apesar dos pedidos repetidos da OPAS", disse Ugarte.

O funcionário respondeu às perguntas às autoridades da Opas sobre uma carta enviada na quinta-feira passada à diretora da agência, Carissa Etienne, na qual deputados da Costa Rica pediram para realizar uma "avaliação externa" do COVID-19 na vizinha Nicarágua.

Na carta, 52 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa unicameral da Costa Rica descreveram como "imprudente" o tratamento que o governo Ortega deu à pandemia, sem medidas de contenção e com convocações para grandes reuniões, e advertiu que poderia efeitos negativos nos países vizinhos.

Segundo o Ministério da Saúde da Nicarágua, que no momento das declarações de Ugarte registrava oito mortos e 25 casos confirmados do novo coronavírus, atualizou as cifras esta tarde, reportando um aumento abrupto de mortos e infectados.

A ministra da Saúde, Martha Reyes, disse que o país tem 254 casos de COVID-19, dez vezes mais que os reportados até agora, e 17 mortes.

O balanço do ministério contrasta com o das organizações civis, que apontam mais de mim contágios e centenas de falecidos, com hospitais colapsados por pacientes com problemas respiratórios, que oficialmente são atribuídos a doenças como uma "pneumonia atípica".

Segundo a ONG Observatório Cidadão, até 16 de maio a Nicarágua tinha 1.569 casos de COVID-19 e 366 falecidos.

Em 7 de abril, a OPAS, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerou "inadequados" a prevenção e o controle da COVID-19 na Nicarágua.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias