O número de casos confirmados do novo coronavírus ultrapassou a marca de 5 milhões na madrugada desta quinta-feira (21). Até o momento, já foram registradas mais de 328 mil mortes por covid-19. Os dados são de levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins. O vírus, surgido na cidade de Wuhan, na China, no fim de 2019, já atingiu 188 países em todo o planeta.
A marca foi atingida após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter reportado, na quarta-feira, 20, o maior número de casos de covid-19 em um único dia desde o início da pandemia.
"Ainda temos um longo caminho a percorrer nesta pandemia de covid-19. Nas últimas 24 horas, 106 mil casos foram reportados à OMS - a cifra mais alta em um único dia desde o início da pandemia", alarmou-se o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em sua entrevista coletiva virtual, em Genebra. "Cerca de dois terços destes casos foram declarados em quatro países."
- Com alta de chamados, Samu Recife trava verdadeira guerra contra o coronavírus
- Pela primeira vez em 30 anos, pandemia do coronavírus pode reverter desenvolvimento humano
- Mesmo em lockdown, Recife e Olinda deixam topo de ranking de isolamento social em Pernambuco nessa quarta
- Caixa bloqueia transferência de auxílio emergencial de R$ 600
Tedros Ghebreyesus não citou os países, mas segundo o último relatório da OMS publicado em sua página na internet, tratam-se de Estados Unidos, Brasil, Rússia, Arábia Saudita, Índia, Peru e Catar.
Segundo a OMS, Europa e Ásia Oriental seguem registrando queda na quantidade de novas infecções, mas a tendência é oposta em todas as outras regiões do planeta.
Comentários