esclarecimento

Trump nega que foi ao bunker da Casa Branca para se esconder, mas sim para inspeção

"Foi uma informação falsa", disse Trump sobre a afirmação de que ele teria se escondido durante protestos em frente à Casa Branca

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/06/2020 às 8:13 | Atualizado em 04/06/2020 às 8:13
Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Para o presidente americano, Donald Trump, questionou informação de que teria se escondido no bunker em função dos protestos em frente à Casa Branca - FOTO: Foto: NICHOLAS KAMM / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta quarta-feira (03) as informações da mídia que afirmam que foi levado por segurança ao bunker da Casa Branca, em meio aos protestos nas ruas devido a morte do afro-americano George Floyd, garantindo que foi ao local apenas para uma inspeção. "Foi uma informação falsa", disse Trump à rádio Fox News, antes de explicar que entrou na área de segurança, mas apenas por um "breve momento".

Segundo o The New York Times, citando uma fonte não identificada descrita como portadora de informação confiável, os guarda-costas do Serviço Secreto levaram Trump ao bunker na noite de sexta-feira. Do lado de fora, na Praça Lafayette, uma multidão de pessoas que protestava contra a violência policial confrontava os policiais e provocava incêndios.

Segundo a Fox News, Trump foi levado ao bunker no domingo. O presidente afirmou que desceu durante o dia, não à noite, como foi informado, e que o fez em parte para realizar uma "inspeção". "Vá lá, algum dia você pode precisar. Fui lá, desci, observei. Foi durante o dia, não foi um problema", comentou.

>>Quem são os manifestantes que protestam nos EUA?

>>Obama declara apoio a jovens manifestantes americanos

"Li sobre isso, como se fosse uma grande coisa. Nunca houve um problema, nunca tivemos um problema, ninguém chegou perto de nos dar um problema. O Serviço Secreto faz um trabalho incrível para manter o controle da Casa Branca", acrescentou.

Os relatos de que Trump se refugiou geraram uma onda de provocações online, que contribuíram para sua decisão na segunda-feira de fazer uma caminhada controversa pelo parque Lafayette para visitar a igreja de St.John's, parcialmente danificada. A polícia dispersou violentamente as multidões pacíficas de manifestantes para abrir caminho para Trump. Para encerrar sua demonstração de força, o presidente parou do lado de fora da igreja para tirar fotos segurando uma bíblia.

Comentários

Últimas notícias