Declaração

Em vídeo para o The New York Times, Felipe Neto diz que Bolsonaro é 'o pior presidente do mundo'

Gravação foi publicada pelo jornal nesta quarta-feira (15)

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 15/07/2020 às 14:40 | Atualizado em 15/07/2020 às 14:58
REPRODUÇÃO/THE NEW YORK TIMES
O presidente da República, da vez, no Twitter - FOTO: REPRODUÇÃO/THE NEW YORK TIMES

O youtuber Felipe Neto fez um vídeo para o jornal norte-americano The New York Times, publicado nesta quarta-feira (15), em que fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro dizendo que é "o pior presidente do mundo" durante a pandemia do novo coronavírus, além de fazer comparações com o dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em seu site, o veículo explica que Felipe Neto não costuma comentar normalmente sobre política e que ele geralmente prefere entreter seus seguidores no YouTube com críticas bem-humoradas à cultura pop. "Conforme a quantidade de mortos aumenta, ele se torna mais franco. E a mensagem dele não é voltada apenas para os brasileiros - também é para os americanos", disse trecho do texto publicado pelo jornal.

O vídeo feito pelo youtuber se trata de um “op-ed”, que é um termo em inglês utilizado para descrever uma opinião dissociada da visão do jornal, mas que é tornada pública por aquele veículo como forma de incentivar debates.

"Sou um youtuber brasileiro e crio vídeos engraçados, gerando opções de entretenimento para famílias ao redor do mundo. Mas, hoje, não estou aqui para fazer humor diante de uma plateia nova. E quando o palhaço precisa falar sério, você sabe que provavelmente o circo está pegando fogo", se apresentou Felipe Neto em inglês.

Na sequência da gravação, o youtuber opina que "Jair Bolsonaro é o pior presidente do mundo" devido a forma que lida com a pandemia do novo coronavírus. Diante disto, são exibidas, então, algumas declarações polêmicas que Neto acredita terem ajudado o político a se eleger como presidente do Brasil.

Com relação às atitudes de Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus, Felipe citou a defesa por parte do presidente na utilização da hidroxicloroquina, mesmo não existindo evidência da eficácia do medicamento contra a covid-19 e a imposição feita por ele para que o Ministério da Saúde fizesse a liberação da substância para todos os pacientes.

Também são lembradas as demissões de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich do cargo de liderança do Ministério da Saúde, que está sem ministro há dois meses e é ocupado interinamente pelo general Eduardo Pazuello. Declarações de Bolsonaro durante a pandemia, conforme os números de mortes aumentavam no Brasil também foram relembradas por Neto.

Donald Trump

Segundo Felipe Neto, os americanos se gabam de serem líderes em tudo e que “muitos dizem que Trump é o pior líder de Estado no mundo democrático”. Ele, então, defende a teoria que é Bolsonaro o pior presidente.

Trump também é citado quando o youtuber também compara a polêmica envolvendo um comício em Tulsa, no estado de Oklahoma, em 20 de junho, durante a pandemia, com diversas aparições públicas de Bolsonaro, como um passeio de jet ski e diversas participações em atos pró-governo.

Por fim, o Felipe Neto opina que a amizade entre Trump e Bolsonaro é "crucial" para a popularidade do brasileiro. "Se você está pensando no que pode fazer para ajudar o Brasil a lidar com o nosso lunático, por favor, não reeleja o seu. Neste novembro, vote para manter Trump fora da Casa Branca", conclui o youtuber brasileiro.

 

 

 

Comentários

Últimas notícias