ciência

Primeira sonda árabe será enviada para Marte na próxima segunda-feira (20)

A sonda permanecerá em órbita durante um ano marciano, que tem 687 dias

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/07/2020 às 8:06 | Atualizado em 17/07/2020 às 8:06
AFP
Sala de controle da Missão Marte no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC) - FOTO: AFP

O lançamento da "Al Amal" (Esperança), a primeira sonda árabe para Marte, foi programado para 20 de julho, após ter sido adiado devido ao mau tempo. A saída da sonda dos Emirados Árabes Unidos, prevista para quarta-feira (15), ocorrerá na próxima segunda-feira às 6h58 (o que corresponde ao domingo, às 18h58, no horário de Brasília), do centro espacial Tanegashima, no sul do Japão.

O programa dos Emirados é um dos três projetos em andamento em direção a Marte, junto com Tianwen-1, da China, e Mars 2020, dos Estados Unidos. Esses programas aproveitam um período em que a Terra e Marte estão mais próximos, a 55 milhões de quilômetros um do outro, em comparação com 76 milhões de quilômetros em média.

 >>Veja o que é um meteoro do tipo bólido, que causou clarão visto no Sertão de Pernambuco

>>Cometa se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu durante o mês de julho

>>Lançamento de nave espacial da Nasa e SpaceX é adiado por mau tempo

Projetos

As ambições dos Emirados, país do Golfo rico em petróleo, são percebidas como uma resgate da idade do ouro, das grandes conquistas culturais e científicas no Oriente Médio.O Estado federado, composto por sete emirados (ou principados), incluindo Abu Dhabi e Dubai, tem nove satélites na órbita terrestre e planeja lançar outros oito nos próximos anos.

Em setembro de 2019, Haza al Mansuri foi o primeiro cidadão dos Emirados a ser enviado ao espaço a bordo de um foguete Soyuz e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS).As ambições do país vão ainda mais longe, pois planeja construir uma colônia humana em Marte até 2117.

Ao mesmo tempo, o país planeja criar uma "cidade científica" no deserto, fora de Dubai, para simular as condições do planeta vermelho e desenvolver a tecnologia necessária para colonizar Marte.Os Emirados Árabes Unidos também estão considerando projetos de mineração e turismo espacial, e assinaram um acordo de protocolo com a Virgin Galactic, empresa de turismo espacial do bilionário britânico Richard Branson.

AFP
Sala de controle da Missão Marte no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC) - AFP
AFP
Sala de controle da Missão Marte no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC) - AFP
AFP
Sala de controle da Missão Marte no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC) - AFP

A viagem da "esperança"

Serão necessários sete meses para percorrer os 493 milhões de quilômetros até março, a tempo de comemorar o 50º aniversário da unificação dos sete emirados, em 2021. A sonda permanecerá em órbita durante um ano marciano, que tem 687 dias. Três equipamentos fixos em "Esperança" permitirão ter uma imagem completa da atmosfera de Marte ao longo do ano marciano.

Um espectrômetro infravermelho medirá a atmosfera inferior e analisará a estrutura da temperatura, um captor de imagens de alta resolução fornecerá informações sobre os níveis de ozônio e, por último, um espectrômetro ultravioleta medirá os níveis de oxigênio e hidrogênio a uma distância de até 43.000 quilômetros da superfície.

A compreensão das atmosferas de outros planetas permitirá entender melhor o clima na Terra, segundo os coordenadores da missão espacial.Realizado em uma região abalada por conflitos e atormentada por dificuldades econômicas, o projeto também é visto como um meio de inspirar uma geração inteira e lembrá-la do auge dos avanços científicos na Idade Média.

 

Comentários

Últimas notícias