MESMO COM SURTO DE COVID

Franceses lotam praia na Catalunha

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/07/2020 às 6:00
RAYMOND ROIG/AFP
Policiais franceses controlam veículos no ponto de fronteira com Espanha, em Le Perthus, sul da França, em 25 de julho de 2020. Primeiro Ministro francês em 24 de julho disse que, embora a fronteira da França com a Espanha por enquanto, apesar do aumento de casos na Catalunha, França as pessoas devem evitar ir até que a situação de saúde melhore. - FOTO: RAYMOND ROIG/AFP
Leitura:

Apesar das recomendações de seu governo, as famílias francesas se dirigiram ontem para a Catalunha, região espanhola que vive um surto de coronavírus, sem abandonar seus planos de descansar, tomar sol na praia e aproveitar as férias.

No posto fronteiriço de Perthus, não se viu o influxo dos grandes dias e o tráfego é tranquilo. "Para um sábado de férias, é uma calma surpreendente", disse um policial que verifica os documentos dos viajantes.

Na área de descanso "Village Catalan", a poucos quilômetros da fronteira, os veículos que retornam da Espanha encontram os que vão. "Ouvimos as recomendações do primeiro-ministro, mas já tínhamos chegado a Toulouse (sul da França). Sabemos que teremos que intensificar nossa vigilância, ter muito cuidado", disse à AFP Jean Louis T., que viaja da Normandia (norte da França) com a esposa e o filho de 15 anos.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro Jean Castex "exortou" os franceses a "evitarem" ir para a Catalunha, uma das regiões mais turísticas da Europa, "enquanto a situação sanitária não melhorar".

Embora a circulação viral esteja "claramente aumentando" na França, a Occitania, vizinha da Catalunha, é uma das regiões menos afetadas até o momento e ninguém está hospitalizado por covid-19 no departamento de fronteira dos Pirineus Orientais.

Comentários

Últimas notícias