Uma novidade para a ciência foi descoberta por duas adolescentes indianas de 14 anos. Ao analisarem um telescópio da Universidade do Havaí, as jovens encontraram um asteroide que deve cruzar a órbita da Terra em um milhão de anos. Atualmente, ele está próximo à Marte. As informações foram fornecidas na última segunda-feira (27) pelo Space Índia, instituto onde as garotas recebem treinamento.
>>Veja como assistir ao lançamento da missão Marte 2020 da Nasa nesta quinta (30)
>>Fotos mais próximas já tiradas do Sol são divulgadas pela Nasa e ESA
As duas meninas de Surat, cidade do oeste da Índia, descobriram o objeto durante uma campanha de busca de asteroides conduzida pelo Space India em parceria com a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (Iasc), grupo de cientistas afiliado à Nasa. Elas usaram um software especializado para analisar as imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí e fizeram a descoberta em junho.
DISCOVERY ALERT!
— SPACE India (@Spacian) July 25, 2020
We are proud to announce VAIDEHI VEKARIYA SANJAYBHAI and RADHIKA LAKHANI PRAFULBHAI, two students of P.P. SAVANI CHAITANYA VIDYA SANKUL (CBSE) from Surat with the help of SPACE-AIASC discovered a new Asteroid which is a Near-Earth Object named HLV2514. pic.twitter.com/HXpOvrwxNY
>>Veja fotografia tirada pela Nasa no espaço no dia do seu aniversário
O nome ainda não foi dado ao asteroide. Chamado atualmente de HLV2514, ele só poderá ser batizado oficialmente depois que a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) confirmar sua órbita, disse a porta-voz do Space India. "Estou ansiosa para quando tivermos a chance de batizar o asteroide", disse a adolescente Vaidehi Vekariya, que sonha em ser astronauta.
Comentários