pandemia

"As estações do ano não parecem ter impacto na transmissão do coronavírus", diz OMS

Um dos motivos dados pela OMS é que o Brasil e os Estados Unidos, países mais afetados, estão em estações diferentes

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 28/07/2020 às 11:34 | Atualizado em 28/07/2020 às 12:00
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Praia de Boa Viagem, no Recife - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (28) que as estações do ano não parecem influenciar o desenvolvimento da pandemia de coronavírus e alertou sobre o risco de se acreditar protegido durante o verão.

"As estações não parecem ter um impacto na transmissão do vírus", que causou mais de 650.000 mortes e 16 milhões de infecções em todo o mundo, disse uma porta-voz da organização, Margaret Harris, em entrevista coletiva virtual. Prova disso é que, entre os países mais afetados, há um, os Estados Unidos, em pleno verão, e outro, o Brasil, que está no inverno", indicou.

"Parece haver uma ideia persistente de que o vírus é sazonal (...), mas todos devemos ter em mente que é um vírus novo e, mesmo que seja um vírus respiratório, que historicamente tende a ser sazonal, se comporta de maneira diferente", ressaltou.No entanto, a porta-voz da OMS reconheceu a preocupação com a coincidência do vírus influenza, que aparece no inverno, e do coronavírus, que poderia aumentar a sobrecarga dos sistemas de saúde.

"Por isso, incentivamos todos a tomar uma vacina contra a gripe", disse.

Últimas notícias