Problema

'Vespa assassina' é capturada após escapar de mais de mil armadilhas

Mesmo que a pessoa não seja alérgica, a picada da vespa gigante asiática libera uma toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 03/08/2020 às 21:31 | Atualizado em 03/08/2020 às 21:31
WIKIMEDIA COMMONS/REPRODUÇÃO
Vespa asiática - FOTO: WIKIMEDIA COMMONS/REPRODUÇÃO

Após mais de mil tentativas de capturar uma vespa gigante asiática ('Vespa mandarinia'), apelidada por cientistas como "vespa assassina", a caçada foi vencida pelo Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês). Para impedir a possibilidade de ela se estabelecer em solo norte-americano, moradores espalharam cerca de 1,3 mil armadilhas, no estado de Washington, nos Estados Unidos.

>> Vídeo mostra louva-a-deus devorando vespa assassina

>> Apicultor morre na Espanha após ser picado por vespa asiática

>> Vídeo mostra vespa assassina matando rato em menos de um minuto; assista

Tendo recebido esse apelido devido à letalidade, essas vespas haviam sido identificadas pela primeira vez nos Estados Unidos em dezembro do ano passado e causou preocupação entre apicultores e entomologistas pelo risco que representam à população local de abelhas. Uma dessas vespas foi capturada em uma armadilha instalada pelo WSDA no condado de Whatcom, estado americano de Washington, em 14 de julho. Após análises, os cientistas confirmaram que se tratava de uma vespa gigante asiática, na última quinta-feira (29).

>> Vespa assassina chega aos Estados Unidos e preocupa as autoridades 

O entomologista Sven Spichiger, do WSDA, disse à BBC que "isso é muito encorajador, porque significa que as armadilhas funcionam". "Mas também significa que temos muito trabalho pela frente", concluiu. Segundo cientistas do WSDA, essas vespas são as maiores do mundo e podem destruir uma colmeia de abelhas em poucas horas.

Morte de humanos

Mesmo que a pessoa não seja alérgica, a picada da vespa gigante asiática libera uma toxina tão potente que pode causar a morte de uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica. Além disso, cientistas afirmam que essas vespas têm uma picada extremamente dolorosa. Esses insetos só atacam humanos caso sejam provocadas ou se sintam ameaçadas, destacam.

*Com informações de BBC

 

 

Comentários

Últimas notícias