Pandemia

Diretor-geral da OMS alerta para aumento no número de casos de covid-19 no mundo

Tedros Adhanom Ghebreyesus pontuou que crescimento é puxado pela Europa e as Américas

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 12/10/2020 às 13:33 | Atualizado em 12/10/2020 às 13:34
ADEK BERRY / AFP
Milhões de vidas já foram perdidas no mundo por causa do novo coronavírus - FOTO: ADEK BERRY / AFP
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou durante entrevista coletiva virtual nesta segunda-feira, 12, para o fato de que tem ocorrido um aumento do número de casos da covid-19 pelo mundo, "sobretudo na Europa e nas Américas". Ele também lembrou que, nos últimos dias, foram registrados recordes consecutivos de casos diários da doença pelo mundo.
"Muitas cidades e países também estão reportando um aumento nas hospitalizações e na ocupação de UTIs", alertou Tedros, ao pedir que as nações sigam atentas aos problemas e que as pessoas mantenham as medidas já conhecidas para conter o problema. Ao mesmo tempo, ele lembrou que o quadro pelo mundo é irregular. "Quase 70% de todos os casos da covid-19 reportados globalmente na última semana são de dez países e quase a metade dos casos vem de apenas três países", destacou.
Em sua fala inicial, Tedros comentou a questão da imunidade de rebanho. Ele lembrou que nunca na história da saúde pública essa imunidade coletiva foi usada como estratégia para responder a um surto de doenças, "que dirá de uma pandemia". "Isso é científica e eticamente problemático", ressaltou. Como exemplo, disse que a imunidade de rebanho contra o sarampo requer que cerca de 95% da população esteja vacinada, com os 5% restantes protegidos pelo fato de que a doença não será disseminada entre os demais. No caso da pólio, essa porcentagem é de 80%, citou.
Nesse contexto, o diretor-geral da OMS lembrou que ainda não se sabe o quão forte ou duradoura é a resposta imune à covid-19. Além disso, notou que muitas pessoas pelo mundo continuam a ser suscetíveis à doença, por isso deixar o vírus circular causará mais contaminações e mortes, advertiu, lembrando também que não se sabe o suficiente até agora sobre os efeitos de longo prazo da doença em parte dos pacientes.
 

Últimas notícias