ASTRONOMIA

Planeta Marte estará visível a olho nu na noite desta terça-feira (13)

Será possível ver o planeta a partir de qualquer local

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 13/10/2020 às 17:26 | Atualizado em 13/10/2020 às 17:30
REPRODUÇÃO/ASTROPE
Marte em oposição em 13 de outubro de 2020. - FOTO: REPRODUÇÃO/ASTROPE

Ao anoitecer desta terça-feira (13), será possível ver o planeta Marte. O planeta vermelho ficará visível a olho nu, por toda a noite e madrugada. Quem quiser contemplar Marte, basta olhar, de onde estiver para o céu ao Leste, no sentido que o sol nasce. Segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astrope), nesta terça acontece o auge da visibilidade do planeta, principalmente para vê-lo por telescópio, porém será possível vê-lo brilhante a olho nu por todo o mês de outubro de 2020.

Marte estará bem próximo da Terra na noite desta terça-feira, a uma distância de 62 milhões de quilômetros - a próxima máxima aproximação em relação à Terra será em 15 de setembro de 2035. Esse fenômeno acontece, aproximadamente, a cada dois anos (26 meses), sendo a última registrada em 27 de julho de 2018 e a próxima prevista para 8 de dezembro de 2022. 

Vermelho e brilhante, Marte já tem atraído curiosidade de quem já notou sua aparição, mas que ainda não sabem que se trata dessa visibilidade. Para acompanhar o auge da visibilidade do planeta, o Astrope realizará uma transmissão ao vivo, em seu canal no YouTube, a partir das 22h. Em virtude da pandemia de covid-19, o Astrope não realizará observação pública.

"Será possível vê-lo a olho nu, bastante brilhante e avermelhado no céu. Visível de todos os locais. Por telescópio será possível observar o planeta com diâmetro maior e totalmente iluminado", disse o astrônomo James Solon. 

O fenômeno que possibilita melhores condições de observação do planeta é denominado "oposição de Marte" e acontece quando Marte está exatamente no sentido oposto ao Sol, para nós observadores situados na Terra. Isso significa que tão logo após o pôr do Sol (à Oeste), Marte já surgirá no céu no sentido oposto (à Leste). Sendo assim, o Sol, a Terra e Marte formarão aproximadamente uma linha reta do ponto de vista do espaço. Ou ainda, na noite da oposição, Marte estará em um ângulo de 180° em relação ao Sol.

Comentários

Últimas notícias