ELEIÇÕES

Facebook e Google estendem proibição de anúncios políticos contra desinformação

Medida foi tomada nos Estados Unidos por conta das denúncias de fraude feitas por Donald Trump

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/11/2020 às 14:47
OLIVIER DOULIERY/AFP
A empresa tenta reavaliar o que vem acontecendo - FOTO: OLIVIER DOULIERY/AFP

Facebook e Google estenderam suas proibições de publicar anúncios políticos nos Estados Unidos em meio à desinformação que circula on-line para reforçar as denúncias de fraude feitas pelo presidente Donald Trump sobre sua derrota para Joe Biden.

O gerente de Produtos do Facebook, Rob Leathern, anunciou na quarta-feira à noite (11) que o gigante da mídia social manterá a proibição de difusão de anúncios eleitorais por um período não especificado, enquanto se aguarda a certificação oficial dos resultados da eleição presidencial em 3 de novembro.


"Estamos estendendo, temporariamente, uma série de medidas que implementamos para proteger o processo eleitoral", tuitou Leathern. "Todos no Facebook e no Instagram nos Estados Unidos continuam a ver as hashtags que estamos colocando nas postagens dos candidatos, dizendo que Biden é o vencedor projetado", completou.

O Google também estendeu sua proibição, de acordo com a imprensa americana.

Leathern reconheceu que a medida impedirá a publicação de anúncios eleitorais no Facebook para o segundo turno da eleição para o Senado que será realizado na Geórgia, essencial para determinar o equilíbrio do poder político nesta Casa.

"Sabemos que as pessoas estão decepcionadas", acrescentou. "Não temos capacidade técnica de curto prazo para ativar anúncios políticos por estado, ou anunciante, e também estamos comprometidos em dar aos anunciantes políticos igual acesso às nossas ferramentas e serviços", explicou Leathern sobre esta medida que despertou críticas de democratas e de republicanos.

Comentários

Últimas notícias