Astronomia

"Asteroide do juízo final" pode atingir a Terra em 2068, aponta Nasa

Impacto seria 3.800 vezes mais poderoso do que a bomba de Hiroshima

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 20/11/2020 às 18:22 | Atualizado em 20/11/2020 às 18:37
PIXABAY
Foto ilustrativa de asteroide - FOTO: PIXABAY

O asteroide "99942 Apophis", apelidado de "asteroide do juízo final", passará próximo da Terra em 2029. Descoberto há 16 anos, cientistas apontam que o próximo risco de colisão do Apophis com a Terra será só em 2068. O objeto espacial ainda é alvo de muitas dúvidas e está no terceiro lugar na lista da Nasa (National Aeronautics and Space Administration, em ingês), para os potencialmente perigosos "objetos próximos da Terra" (NEOs), com uma chance de 1 em 150 mil de colidir com nosso planeta em 2068.

>> Asteroide "potencialmente perigoso" passará próximo à Terra em novembro

>> Asteroide do tamanho de um carro passou perto da Terra no fim de semana

>> Nasa transmite pouso de sonda em asteroide Bennu nesta terça (19); saiba como acompanhar ao vivo

A agência espacial norte-americana estima ele tenha cerca de 350 metros de diâmetro. Um possível impacto seria 3.800 vezes mais poderoso que a bomba nuclear de Hiroshima, sendo liberado o equivalente a 1.150 megatons de TNT. Por isso, recebeu o apelido de "asteroide do juízo final". Até o momento, é possível saber que o Apophis passará, em 2029, a 31 mil km da Terra, a uma velocidade de 30 km/s.

A aproximação que acontecerá daqui a  nove anos servirá para os cientistas estudarem seu exterior, interior e comportamento, visando evitar um futuro impacto. Inclusive, será possível vê-lo a olho nu, algo que só acontece uma vez a cada mil anos. 

O formato, composição química, resistência, topologia, rugosidade, porosidade, órbita exata, rotação e distribuição de calor ainda são desconhecidos. O Apophis se aproxima da Terra a cada 16 anos, aproximadamente.

A preocupação é que, em alguma dessas aproximações, ele atravesse um "buraco de fechadura": pequenas áreas no campo de gravidade dos planetas que "puxam" objetos menores para perto, alterando sua trajetória e criando rotas de colisão. O resultado não é uma colisão imediata. Na passagem seguinte do asteroide, sim, aconteceria um impacto devastador.

*Com informações do UOL

Comentários

Últimas notícias