PANDEMIA

Mais de 2 milhões de pessoas, em seis países, já foram vacinados contra o coronavírus em 2020; veja ranking da imunização

Os números de pessoas vacinadas ao redor do mundo devem aumentar, segundo monitoramento da Universidade Duke, dos EUA, assim que a vacina fabricada pela Universidade de Oxford e a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca for liberada pelos órgãos reguladores

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 23/12/2020 às 10:52 | Atualizado em 23/12/2020 às 10:58
ARIANA DREHSLER/AFP
No Twitter, os líderes celebram o imunizante como "vitória da ciência" e garantem logística para dar início à campanha de vacinação - FOTO: ARIANA DREHSLER/AFP

Um monitoramento feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, que pode ser acompanhado através do linkaponta que mais de 2,3 milhões de pessoas de seis países já foram vacinadas em 2020 com doses de imunizantes contra a covid-19 aprovados para uso emergencial ou definitivo. Dentre os países presentes no levantamento estão China, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Israel.

China (Sinopharm, CanSino e Sinovac) e Rússia (Sputink V), apesar de já terem iniciado a imunização da população, usam vacinas autorizadas apenas por seus próprios governos. Nenhuma das vacinas chinesas chegou a concluir as três fases de estudos de segurança e eficácia necessárias para a aprovação por órgãos reguladores de outros países.

Já Reino Unido, Estados Unidos, Israel e Canadá já distribuem o imunizante produzido pela alemã BioNTech e a americana Pfizer. Os EUA aprovaram e distribuíram a vacina da americana Moderna.

Os números de pessoas vacinadas ao redor do mundo devem aumentar, segundo monitoramento da Universidade Duke, dos EUA, assim que a vacina fabricada pela Universidade de Oxford e a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca for liberada pelos órgãos reguladores. Mais de 2 bilhões de doses do imunizante já foram negociados com diversos países do globo. No Brasil, por exemplo, a expectativa é que 130 milhões de pessoas sejam imunizadas em 2021 com a vacina Oxford/AstraZeneca, que será fabricada no País em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ranking

Dentre os seis países com a imunização em andamento, três deles estão à frente no número de pessoas vacinadas, confira abaixo:  

  • China - Com 1 milhão de imunizados, cerca de 0,07% de sua população, que beira os 1,4 bilhão de habitantes;
  • Estados Unidos - Com 556 mil pessoas imunizadas, cerca de 0,17% de sua população de quase 330 milhões de habitantes; 
  • Reino Unido - Com 500 mil pessoas imunizadas, cerca de 0,74% da população de quase 68 milhões de pessoas.

Comentários

Últimas notícias