Washington

Homem armado é preso perto do Capitólio dos EUA

Ele estava com uma pistola carregada e mais de 500 cartuchos de munição

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 17/01/2021 às 9:15
Notícia
X

Um homem fortemente armado foi preso na sexta-feira (15) em Washington enquanto tentava passar por um dos muitos postos de controle perto do Capitólio, onde o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, tomará posse em alguns dias, de acordo com um relatório policial consultado pela AFP.

''O clima é de medo'', diz jornalista pernambucana em Washington sobre a posse de Joe Biden

Lady Gaga, Jennifer Lopez e outros artistas cantarão na posse de Joe Biden

Agora que Trump teve seu impeachment aprovado (de novo), o que vem a seguir?

Wesley Allen Beeler, da Virgínia, foi pego a poucos metros da sede do Congresso dos Estados Unidos na noite de sexta-feira. A polícia encontrou uma pistola carregada e mais de 500 cartuchos de munição com o homem, que foi preso.

Ele tentou usar uma credencial falsa para ter acesso à área restrita onde será realizada a cerimônia, segundo o documento apresentado ao Tribunal Superior de Washington, DC.

Beeler foi preso por acusações que incluem porte de arma de fogo não registrada e porte ilegal de munição, de acordo com o relatório.

"Foi um erro de boa fé", disse Beeler ao jornal Washington Post após ser libertado.

"Parei em um posto de controle depois de me perder em Washington porque sou um menino do interior. Mostrei a eles a credencial de acesso à cerimônia que haviam me dado", acrescentou.

Diante do violento ataque ao Capitólio por apoiadores de Trump em 6 de janeiro, Washington tomou uma série de medidas nos últimos dias e parece um campo de guerra, com blocos de concreto e arame farpado.

Às vésperas da cerimônia de posse do democrata Joe Biden, em 20 de janeiro, as autoridades temem novos problemas não apenas na capital americana, mas também em outros pontos do país.

Membros da Guarda Nacional foram mobilizados em vários estados e cercas foram erguidas em torno de alguns parlamentos locais, como na Califórnia e em Minnesota.

Normalmente, a cerimônia de posse é uma oportunidade para centenas de milhares de americanos irem à Washington a cada quatro anos e comprarem todos os tipos de produtos com a imagem de seu presidente, antes de vê-lo prestar juramento na escadaria do Capitólio.

O evento, porém, terá um sabor especial este ano: o Passeio Nacional, a vasta esplanada ao pé do prédio do Congresso, será fechado ao público.

Somente pessoas credenciadas poderão entrar na área e é provável que o número de militares que patrulham a capital ultrapasse o número de espectadores.

 

 

Tags

Autor