EUA

Biden assina termo de posse e nomeações do primeiro escalão do governo dos EUA

Ele foi oficializado no cargo de presidente dos EUA junto à vice-presidente Kamala Harris em cerimônia ocorrida nesta quarta-feira

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
Publicado em 20/01/2021 às 16:00
Notícia
Brendan SMIALOWSKI / POOL / AFP
Joe Biden - FOTO: Brendan SMIALOWSKI / POOL / AFP
Leitura:
O democrata Joe Biden acaba de assinar seu termo de posse como novo presidente dos Estados Unidos. Ele foi oficializado no cargo junto à vice-presidente Kamala Harris em cerimônia ocorrida nesta quarta-feira, 20, às 14 horas de Brasília. As nomeações para o primeiro escalão do governo também ganharam a assinatura de Biden no período da tarde, dando sequência aos ritos da política norte-americana neste dia de transição de poder.
Protocolar, o evento de assinatura do termo de posse aconteceu no Capitólio, na companhia da primeira-dama, Jill Biden, da vice-presidente, Kalama Harris, da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e outros líderes americanos.
De acordo com a equipe de comunicação do novo governo, Biden e Harris devem chegar à Casa Branca pela primeira vez enquanto dirigentes do país por volta das 17h15 de Brasília.

Redes sociais

Em contraste com seu antecessor, Donald Trump, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu utilizar a conta oficial da presidência no Twitter enquanto estiver à frente do país. A partir desta quarta-feira, o democrata vai se comunicar por meio do perfil @POTUS (sigla para President of The United States, ou Presidente dos Estados Unidos), deixando de lado sua conta pessoal, @JoeBiden.
O perfil @POTUS praticamente não foi utilizado por Trump nos últimos quatro anos. Ele preferia a conta pessoal - agora banida pelo Twitter por compartilhar notícias falsas e incentivar a invasão do Capitólio - para fazer, inclusive, comunicados de governo. As poucas postagens feitas pelo republicano foram retiradas da conta oficial da presidência e estão armazenadas no perfil @POTUS45, em respeito à condição de documento histórico.
Biden já fez sua primeira declaração no perfil oficial do governo. "Não há tempo a perder quando se trata de enfrentar as crises que enfrentamos. É por isso que hoje estou indo para o Salão Oval para começar a trabalhar, entregando ações ousadas e alívio imediato para as famílias americanas", publicou o presidente norte-americano, reforçando que deve assinar, ainda nesta quarta, medidas administrativas. Em termos multilaterais, a grande expectativa é pelo anúncio do retorno dos EUA ao Acordo de Paris e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Também pode haver o envio oficial ao Congresso do pacote fiscal de US 1,9 trilhão, voltado ao combate à crise econômica no país. A vice-presidente Kamala Harris também optou por fazer uso do perfil institucional @VP, igualmente já em funcionamento. "Pronta para servir", tuitou a ex-senadora.

Últimas notícias