PANDEMIA

Covid-19: Argentina detecta primeiros casos de variantes brasileiras

Por meio do twitter, ministro da Saúde argentino falou sobre a confirmação

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 08/02/2021 às 16:26 | Atualizado em 08/02/2021 às 16:26
Notícia
X

A Argentina detectou os primeiros casos de duas variantes brasileiras do novo coronavírus em viajantes do país vizinho, informou o governo argentino nesta segunda-feira (8).

"A variante Amazonas P1 foi recentemente detectada em duas amostras, e a variante Rio de Janeiro P2 em dois outros viajantes. Todos eles do Brasil", disse o ministro da Saúde da Argentina, Ginés González García, no Twitter.

"Recentemente foi detectada a variante do Amazonas P.1 em duas amostras, e a variante do Rio de Janeiro P.2 em outros dois viajantes. Todos eles procedentes do Brasil", disse o ministro.

A Argentina, que está acelerando sua campanha de vacinação contra a covid-19 com a vacina russa Sputnik V, registrou quase 2 milhões de casos confirmados da doença, com 49.171 mortes, em um país de 45 milhões de habitantes. A detecção científica das variantes foi realizada pelos laboratórios do instituto estatal Carlos Malbrán, que centraliza as análises epidemiológicas.

"São poucos casos e foram isolados", disse o ministro da Saúde da província de Buenos Aires, Daniel Gollán, em declarações à rádio Futurock. O país sul-americano está em plena campanha de vacinação, apesar dos atrasos nas entregas dos laboratórios contratados. As primeiras doses aplicadas foram da vacina Sputnik V, do instituto russo Gamaleya.

"Essas descobertas reforçam a importância da implementação de uma vigilância epidemiológica genômica ativa para monitorar a introdução dessas variantes", disse González García. Além dessas variantes, as do Reino Unido também foram encontradas na Argentina.

Tags

Autor