Saúde

Em nota, Organização Mundial da Saúde condena o uso da ivermectina

A recomendação da OMS se aplica a pacientes com covid-19 em qualquer grau de severidade e agora faz parte das suas diretrizes sobre tratamentos para a doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 31/03/2021 às 21:41
Notícia
X
A Organização Mundial da Saúde divulgou na quarta-feira, 31, uma nota desaconselhando o uso da ivermectina por pacientes com covid-19. Segundo ela, as evidências sobre o uso do medicamento para covid são "inconclusivas" e o remédio só deve ser usado dentro de estudos clínicos.
A recomendação da OMS se aplica a pacientes com covid-19 em qualquer grau de severidade e agora faz parte das suas diretrizes sobre tratamentos para a doença. Um painel internacional independente foi designado para desenvolver diretrizes sobre o remédio "em resposta ao aumento da atenção internacional sobre a ivermectina como tratamento potencial para covid".
A nota da OMS informa que o grupo revisou dados de 16 ensaios clínicos, totalizando 2.407 pacientes com covid internados ou em cuidados ambulatoriais. A conclusão é de que as evidências sobre os benefícios da ivermectina são de "certeza muito baixa" porque os estudos são pequenos e há limitações metodológicas dos dados. O painel não analisou o uso de ivermectina como forma de prevenção da covid e a OMS informou que esse uso não está listado em suas diretrizes de combate ao vírus. Na nota, a entidade reforça que há "forte recomendação" contra o uso de hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da covid. Na semana passada, o Estadão mostrou que pelo menos três pacientes morreram por hepatite medicamentosa causada pelo kit covid, que inclui ivermectina e cloroquina e não tem eficácia comprovada contra a doença. Outros cinco estão na fila do transplante de fígado.
 

Tags

Autor