Homenagens

Sabia que o Dia das Mães em Portugal é em outra data? Veja comemorações pelo mundo

Veja algumas tradições em homenagem às mamães em outros países

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 09/05/2021 às 10:10 | Atualizado em 09/05/2021 às 10:11
Notícia
X

O Dia das Mães tem origem na Grécia Antiga, quando as festas da primavera faziam homenagem a Rhea, esposa de Cronos e Mãe dos Deuses. Já em Roma, os eventos eram dedicados a Cybele, Mãe dos Deuses romanos, 250 anos antes de Cristo.

Atualmente, a comemoração acontece em datas e formas diferentes ao redor do mundo. Em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), por exemplo, o "Dia da Mãe" é comemorado no primeiro domingo de maio, e não no segundo, como no Brasil.

Veja 10 ideias de presente para o Dia das Mães

Confira 15 opções de mensagens para o Dia das Mães

Em Portugal, o Dia da Mãe já foi celebrado no dia 8 de dezembro, mas a data foi deslocada para o primeiro de maio em homenagem à Virgem Maria.

Foto: Public Domain Pictures/Pixabay
Na Inglaterra, tradição começou com a Quaresma - Foto: Public Domain Pictures/Pixabay

Na Inglaterra, desde o século XVII, o quarto domingo de Quaresma é chamado "Domingo da Mãe". Também por causa disto, a tradição está bastante ligada à religião. Já nos Estados Unidos, a data foi oficializada em 1914 e é celebrada sempre no segundo domingo de maio.

Confira cinco receitas de sobremesas para adoçar o Dia das Mães

Confira uma lista de receitas especiais para almoço de Dia das Mães

Na França, na Suécia e em outros países, as mães são homenageadas no último domingo de maio. Já na Bélgica e Costa Rica, o 15 de agosto foi o escolhido para a celebração.

Michael loccisano / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Instalação floral na Quinta Avenida, em Nova York, Estados Unidos, em homenagem ao Dia das Mães - Michael loccisano / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A tradição na Iugoslávia é bem diferente: além de ser comemorado em dezembro, duas semanas antes do Natal, as crianças costumam amarrar a mãe quando ela acorda. Para ser libertada, ela precisa dar presentes aos filhos.

Tags

Autor