ASTRONOMIA

Superlua e Chuva de Meteoros Lírida poderão ser observados no mês de abril

O fenômeno astronômico do único satélite natural da Terra ocorre quando a órbita da lua fica em um dos pontos mais próximos do planeta

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 22/04/2021 às 16:34 | Atualizado em 22/04/2021 às 17:23
Notícia
X

O fenômeno astronômico conhecido como 'superlua' acontecerá entre a madrugada do dia 26 e a do dia 27 de abril. O evento ocorre quando a órbita da lua fica em um dos pontos mais próximos com a terra, durante a transformação para lua cheia e pode ser vista no céu, a olho nú. O horário pode variar de acordo com a localidade, mas estima-se que a lua rosa pode ser vista a partir das 19h.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, nesse dia, “a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência da superlua, mas também porque, estando próxima do horizonte, vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica”. A dica dos especialistas é que a escolha de um local escuro, descampado é ideal para que o expectador tenha um campo de visão maior do fenômeno.


A expectativa desta vez é que a lua rosa, como também é conhecida, seja acompanhada de outro fenômeno astrológico: uma chuva de meteoritos. A chuva de meteoros Líridas tem esse nome por seu radiante - ponto no céu onde o parece indicar a origem dos meteoros - originar na constelação Lira, localizada no hemisfério celestial norte.

Esta é uma das chuvas de meteoros com menor intensidade e estima-se que a duração de sua visibilidade seja até o dia 30 de Abril. As Líridas são conhecidas desde os tempos antigos, os chineses a registram desde 687 a.C., onde os cronistas relataram que ‘as estrelas caem como chuva’.
Ainda em 2021, o expectador poderá contemplar outro fenômeno de superlua. O próximo, caracterizado como mais favorável de se observar, acontecerá no dia 26 de maio, por volta das 21h14.

Tags

Autor