Esperimento

Nasa envia lulas até a Estação Espacial Internacional para um experimento

Cápsula deve acoplar na estação espacial este sábado (5)

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 05/06/2021 às 9:00
Notícia
X

Um foguete SpaceX decolou para a Estação Espacial Internacional (ISS) nessa quinta-feira (3) com tudo o que é necessário a bordo para realizar uma série de experimentos científicos, incluindo habitantes surpreendentes: lulas. A nave, cujos serviços são contratados pela Nasa, foi lançada da Flórida e a cápsula Dragon se deslocou do foguete Falcon 9 aproximadamente 12 minutos após a decolagem.

No sábado, ela deve acoplar na ISS. Em seu interior viajam espécimes jovens de uma espécie de lula (Euprymna scolopes), que servirão para estudar o efeito da gravidade zero nas interações entre as bactérias e seus hospedeiros.

A bordo da ISS, algumas lulas serão expostas a bactérias. As outras permanecerão intactas. Após 12 horas, todas estarão congeladas até o retorno à Terra, onde serão estudadas.

"Animais, incluindo humanos, dependem de micróbios para manter seus sistemas digestivo e imunológico saudáveis", disse Jamie Foster, principal autor do experimento, citado em um comunicado. "Ainda não entendemos totalmente como o voo espacial altera essas interações".

Portanto, o experimento pode ajudar no futuro a desenvolver técnicas para proteger a saúde dos astronautas que participam de missões a longo prazo no espaço.

Também a bordo do foguete SpaceX estão os tardígrados, também conhecidos como ursos d'água, organismos microscópicos conhecidos por sua resistência. Os cientistas querem estudar como eles se adaptam no espaço.

Além disso, levam também um algodão, um ultrassom portátil. No total, a missão de reabastecimento carrega mais de 3.000 kg de carga científica.

Tags

Autor