DIPLOMACIA

Rainha Elizabeth II recebe Joe Biden e sua esposa no Castelo de Windsor

Elizabeth II, que recebeu sua segunda dose da vacina anticovid-19 no final de março, desde então realizou a maioria de suas reuniões virtualmente, incluindo audiências com embaixadores estrangeiros

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 13/06/2021 às 15:52 | Atualizado em 13/06/2021 às 15:55
Notícia
X

A rainha Elizabeth II, de 95 anos, recebeu neste domingo (13/6) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no Castelo de Windsor, depois de ele ter participado por três dias de uma reunião do G7 no sudoeste da Inglaterra.  A monarca, com um vestido floral e um chapéu rosa, deu as boas-vindas ao presidente e à primeira-dama, Jill Biden, no imenso pátio central do castelo quase milenar localizado cerca de 50 km a oeste de Londres e onde vive retirada desde o início da pandemia, em março de 2020.

Sob um sol forte, o presidente de 78 anos foi saudado por um guarda de honra do batalhão de brigadeiros reais que se alinhou no gramado impecável enquanto a banda tocava marchas militares americanas. Os três então entraram no castelo para tomar chá e conversar por cerca de 40 minutos, de acordo com o cronograma, antes dos Bidens partirem do Reino Unido para Bruxelas, a próxima etapa de sua turnê europeia de oito dias.

Elizabeth II, que recebeu sua segunda dose da vacina anticovid-19 no final de março, desde então realizou a maioria de suas reuniões virtualmente, incluindo audiências com embaixadores estrangeiros. Na sexta-feira (12), ela e seu filho Charles, herdeiro do trono, organizaram uma recepção na região inglesa da Cornualha com outros membros da família real para os líderes participantes da cúpula do G7.

BEN STANSALL / AFP
Príncipe Philip era casado com a Rainha Elizabeth II há 73 anos e morreu em abril de 2021 - BEN STANSALL / AFP

Foi uma de suas primeiras aparições públicas após o funeral de seu marido, o príncipe Philip, em abril e seu compromisso mais importante desde a abertura da sessão parlamentar em Londres em 11 de maio. O encontro entre Biden e a monarca acontece um dia após a comemoração oficial de seu aniversário, muito limitado este ano devido à pandemia.

Durante seu reinado de 69 anos, a rainha britânica se reuniu com todos os presidentes americanos, exceto Lyndon B. Johnson (1963-1969). Donald Trump fez uma visita de Estado polêmica ao Reino Unido em junho de 2019 e foi recebido por Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

 

TOBY MELVILLE / AFP / POOL
Na sexta-feira (12), ela e seu filho Charles, herdeiro do trono, organizaram uma recepção na região inglesa da Cornualha com outros membros da família real para os líderes participantes da cúpula do G7 - TOBY MELVILLE / AFP / POOL

Tags

Autor