ESPAÇO

Cápsula espacial com Jeff Bezos a bordo aterrisa de volta à Terra; veja vídeo

"Um grupo muito feliz de pessoas nesta cápsula", disse Bezos.

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 20/07/2021 às 11:37 | Atualizado em 20/07/2021 às 11:42
Notícia
X

A cápsula da Blue Origin, com Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, e outros três tripulantes, aterrissou no deserto do oeste do estado americano do Texas, após alcançar o espaço - conforme transmissão feita ao vivo pela empresa.

O compartimento desceu, flutuando com três paraquedas gigantes, antes de disparar um retropropulsor. Lançou uma nuvem de areia enquanto aterrissava, suavemente, a uma ou duas milhas por hora.

"Um grupo muito feliz de pessoas nesta cápsula", disse Bezos.

>> Viagem ao espaço com Jeff Bezos é vendida por US$ 28 milhões

>> Após 27 anos, Jeff Bezos deixa comando da Amazon

Voo espacial

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, lançou-se ao espaço em um voo do tipo suborbital, a bordo de uma cápsula desenvolvida pela própria empresa de astroturismo, a Blue Origin. Outra grande novidade é que o transporte utilizado por Bezos é completamente autônomo e não pode ser pilotado por dentro. Com o feito, Bezos protagonizou o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

A decolagem ocorreu às 10h12 (horário de Brasília); a New Shepard - cápsula de 18,3 metros de altura -  foi impulsionada por um foguete, a partir de uma base no meio de um deserto no Texas. O pouso na Terra ocorreu pouco tempo depois, às 10h22.

Além de Bezos, também estavam a bordo na viagem o irmão do bilionário, a pioneira espacial Wally Funk, de 82 anos – que conquistou o feito de ser a pessoa mais velha a ir ao espaço -, e um estudante de 18 anos - considerado a pessoa mais jovem a ir ao espaço e a primeira a pagar pela viagem.

 


Veja a transmissão do momento:

 

 

 

Tags

Autor