Cumbre Vieja

Vulcão em erupção: imagens mostram lava no mar nas Ilhas Canárias; veja

Fluxo de lava chegou ao mar na madrugada de quarta, após percorrer cerca de seis quilômetros

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

AFP, Ana Maria Miranda

Publicado em 30/09/2021 às 11:16
Notícia
X

A lava do vulcão Cumbre Vieja, que fica em La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha, que entrou em erupção no dia 19 de setembro, continua seguindo para o mar. O Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) calculou nesta quinta-feira (30) que a lava formou uma língua de mais de dez hectares de superfície no Oceano Atlântico. Imagens da AFP mostram a lava chegando no mar e uma grande quantidade de fumaça.

 

"A estimativa é que já passa dos dez hectares. Os rios de lava continuam descendo pelo canal de lava em direção ao mar (...), estamos em uma fase de estabilidade", revelou o porta-voz do Involcan, David Calvo. De acordo com ele, uma medição mais exata será realizada nas próximas horas com o auxílio de drones. O fluxo de lava chegou ao mar na madrugada de quarta, após percorrer cerca de seis quilômetros.

Já são mais de 10 dias de erupção na ilha de 85 mil habitantes. A lava provocou a destruição de 744 construções da região, de acordo com o governo local. O sistema europeu de medição geoespacial Copernicus fala em 855 imóveis destruídos. A erupção, de acordo com o Involcan, afetou em torno de 476 hectares; a ilha tem aproximadamente 70 mil hectares de superfície. Mais de 6 mil pessoas de La Palma precisaram deixar suas residências. Não há registro de mortos e feridos.

A lava chegou ao mar sem produzir, até então, os efeitos mais temidos, como explosões ou ondas de água em alta temperatura, embora estejam sendo liberados gases potencialmente tóxicos. "A água do mar está pouco acima de 20 graus, e este magma está acima de 1.100 graus, com o que obviamente ocorre uma mudança repentina: o magma se solidifica e grandes quantidades de água do mar evaporam, o que gera as nuvens que têm cloro", explicou à AFPTV Arnau Folch, vulcanologista do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC).

Nesta quinta-feira, "continua havendo uma coluna de gás, similar ao que acontecia ontem", quarta-feira, afirmou David Calvo. Para evitar um possível impacto dos gases tóxicos entre a população, a administração de La Palma mantém os bairros de Tazacorte, município onde a lava chegou ao mar, em confinamento desde segunda-feira. Também criou uma zona de exclusão de 3,5 quilômetros ao redor em terra e e de 2 milhas náuticas no mar.

Tags

Autor