PEDIDO

Biden é alvo de clamor para que impeça detenção de imigrantes em prisões privadas

ONGs pediram ao presidente dos Estados Unidos que cumpra sua promessa de acabar com esse tipo de encarceração

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 11/02/2022 às 22:29
Notícia
X

Revoltadas com as "condições degradantes" em que os imigrantes vivem nas prisões privadas, as ONGs pediram ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que cumpra sua promessa de acabar com esse tipo de encarceração.

"Foi documentado que ocorrem abusos", declarou à AFP Nancy Treviño, diretora associada da Aliança Américas, uma coalizão de organizações de imigrantes, nesta sexta-feira.

Em alguns desses recintos os viajantes ilegais "ficam presos 23 horas e só lhes resta uma hora para sair ao ar livre e com a pandemia (estes centros) não têm recursos suficientes para proteger as pessoas da covid-19", acrescentou.

PROMESSA

Durante a campanha eleitoral, os democratas prometeram acabar com as prisões privadas, onde muitos imigrantes estão detidos.

Depois de chegar à Casa Branca, Biden assinou uma ordem executiva em janeiro de 2021 pedindo ao Departamento de Justiça (DOJ) que deixasse de depender de prisões administradas por empresas privadas, mas não incluiu o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) no texto.

Na realidade, "as empresas privadas estão sendo cada vez mais utilizadas para deter imigrantes e são muito difíceis de regular. Temos tido relatos de condições degradantes, desumanas, no acesso a medicamentos, alimentação saudável, recursos legais", acusou por telefone à AFP Fernando García, fundador e diretor executivo da Rede Fronteiriça pelos Direitos Humanos, de El Paso, no Texas.

Tags

Autor